Al-Ahli x Kawasaki Frontale: decisão da Champions da Ásia tem toque brasileiro De Roberto Firmino a Erison, passando por Galeno e Marcinho, são oito brasileiros envolvidos na final da Liga dos Campeões da Ásia

Antes de tudo, independentemente do resultado, o Brasil já tem lugar garantido no topo da Ásia. A final da AFC Champions League, marcada para este sábado (3), às 13h30 (de Brasília) colocará frente a frente Al-Ahli Jeddah, da Arábia Saudita, e Kawasaki Frontale, do Japão — ambos recheados de jogadores brasileiros.
Pelo lado saudita, o técnico alemão Matthias Jaissle conta com nomes de peso como Roger Ibañez, Alexsander, Wanderson Galeno e Roberto Firmino. Este último tem sido decisivo na campanha até a final: são seis gols e cinco assistências em 11 partidas disputadas na competição.
Roberto Firmino, Wanderson Galeno e Roger Ibañez já defenderam a Seleção Brasileira. Eles, aliás, buscam manter o bom nível justamente de olho em possíveis novas convocações pensando no ciclo para a Copa do Mundo de 2026.
Cria do XV de Piracicaba influente nos japoneses
Do outro lado, o Kawasaki Frontale aposta em nomes menos conhecidos do grande público brasileiro, mas que têm feito a diferença no Japão. O destaque vai para o atacante Erison, revelado pelo XV de Piracicaba e com passagens por Figueirense, GE Brasil, Botafogo, Estoril e São Paulo.
Ele marcou sete gols e deu uma assistência na campanha do Kawasaki Frontale. Ao seu lado, Marcinho — ex-Novo Hamburgo, Internacional, Ypiranga-RS, GE Brasil e Fortaleza — também contribuiu com três gols e uma assistência em seis jogos nesta Champions asiática. O elenco ainda conta com Jesiel, na zaga, e Patrick Verhon, no meio.
Por fim, a decisão será no Estádio King Abdullah Sports City, em Jeddah, casa do Al-Ittihad — rival do Al-Ahli. Mas, independentemente do palco, a festa será brasileira: um dos oito atletas canarinhos em campo voltará com a medalha de ouro no peito.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal