Foto: Vitor Silva / Botafogo
Antes de mais nada, Alexander Barboza deu entrada para iniciar o processo para tirar a cidadania uruguaia. Em junho, o zagueiro, um dos símbolos do Botafogo na conquista da Copa Libertadores da América, deu entrada na documentação junto ao Governo do Uruguai.
A Agência RTI Esporte apurou que a ação, que aconteceu por iniciativa do próprio jogador, será benéfica para Marcelo Bielsa. Isso porque o treinador da seleção uruguaia pretende convocá-lo para defender a Celeste Olímpica nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Para obter a dupla cidadania, o zagueiro, que nasceu na cidade de Villa Celina, na Argentina, precisou cumprir algumas etapas antes da aprovação. Após ingressar com o pedido, as autoridades governamentais precisaram, por exemplo, analisar se ele pode passar para a próxima fase.
O zagueiro será submetido a uma prova para avaliar seu nível de conhecimento sobre a Constituição, conhecimentos gerais e a realidade socioeconômica do Uruguai. O exame, inclusive, é composto por cinco tarefas com 25 questões de múltipla escolha.
Em Montevidéu, por exemplo, o procedimento é realizado no Tribunal Eleitoral. O processo está caminhando rapidamente. Isso porque Alexander Barnoza possui “residência contínua em território nacional” e “bens suficientes para a manutenção própria e da família”.
Ainda segundo apurou a reportagem, o defensor alvinegro deve obter a cidadania uruguaia em, no máximo, 60 dias. Ele, portanto, ficará apto para ser convocado pelo técnico Marcelo Bielsa a partir da próxima Data Fifa, em março de 2025.
“Estou falando com meu representante. Quero focar aqui (no Botafogo). Só quero resolver os papéis e não criar ilusões. Não quero que isso suba minha cabeça e que depois me atrapalhe. Vou seguir trabalhando e se eu for convocado será uma felicidade muito grande”, disse em recente entrevista coletiva.
Por outro lado, Alexander Barbosa está na contagem regressiva para conquistar mais um título pelo Botafogo. Logo após vencer a Copa Libertadores da América e entrar na história alvinegra, o zagueiro volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro.
O Clube da Estrela Solitária precisa vencer o Internacional, quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), na Arena Beira-Rio, em Porto Alegre. Além disso, torce por um tropeço do Palmeiras diante do Cruzeiro, fora de casa, para faturar o Brasileirão de 2024.
Botafogo busca novo treinador após saída de Renato Paiva
O Palmeiras se prepara para enfrentar o Chelsea, nesta sexta-feira (04), pelas quartas de final…
Fluminense e Al-Hilal se enfrentam na próxima sexta-feira (04), às 17h, no horário de Brasília,…
Sergio Conceição é o nome mais cotado
Antes de tudo, alvo do Flamengo, Jorge Carrascal se reapresentou ao Dínamo de Moscou com…
Primeiramente, o Real Madrid venceu a Juventus por 1 x 0, nesta terça-feira, 1º, em…