O Atético-MG enviou uma reclamação formal à Conmebol por conta da arbitragem do jogo com o Independiente del Valle, que aconteceu na última terça-feira, 21. O ofício encaminhado para Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, também teve como destino Enrique Cáceres, presidente da Comissão de Arbitragem, e Samir Xaud, mandatário da CBF.
A diretoria do Atlético-MG entende que o clube foi prejudicado pela marcação de um pênalti para o Independidente del Valle. O lance polêmico acabou resultando no gol do time equatoriano na partida. Na sequência, já ao final do jogo, o Atlético-MG empatou a partida em gol marcado por Dudu. Aliás, o clube também alega que o árbitro ignorou um pênalti sobre Hulk, já no segundo tempo da partida.
O VAR chegou a indicar uma revisão do pênalti marcado em favor do Independiente del Valle. No entanto, o árbitro colombiano Carlos Betancur manteve a decisão de campo e confirmou o pênalti anotado para o time equatoriano. Ainda no dia do jogo, o presidente do Atlético associação, Sérgio Coelho, comentou os problemas.
“Nós temos um consultor de arbitragem, que é o ex-árbitro FIFA, renomado. Eu o consultei se havia sido pênalti ou não no lance do gol deles, do pênalti deles. Ele simplesmente diz: ‘um absurdo do absurdo’. E o mais absurdo é o árbitro ir ao VAR, ver o lance, ver claramente que o atacante chuta a panturrilha do nosso zagueiro, do Ruan, e o árbitro vai e dá pênalti. Então, é inacreditável o que a gente viu aqui hoje. E o pior é que no segundo tempo, o Hulk sofre um pênalti. Pelo menos o VAR devia chamar o árbitro”, disse Sérgio Coelho.
Atlético-MG busca vaga na decisão da Copa Sul-Americana
Após o empate por 1 a 1 na primeira partida, agora o Galo volta a encarar o Independiente del Valle no próximo dia 28 de outubro, na Arena MRV, em Belo Horizonte. A equipe garante classificação à decisão da Sul-Americana em caso de simples vitória. No outro lado da chave estão Lanús e Universidad de Chile.


