Bahia: Willian José alcança recorde pessoal de gols e assistências no futebol brasileiro

Willian José vive uma fase positiva com a camisa do Bahia. O centroavante marcou o segundo gol da vitória por 4 a 1 sobre o Confiança, pela final da Copa do Nordeste, e alcançou um feito inédito em sua carreira […]

Bahia: Willian José alcança recorde pessoal de gols e assistências no futebol brasileiro

Willian José vive uma fase positiva com a camisa do Bahia. O centroavante marcou o segundo gol da vitória por 4 a 1 sobre o Confiança, pela final da Copa do Nordeste, e alcançou um feito inédito em sua carreira no futebol brasileiro.

Aos 33 anos, ele soma 12 gols e quatro assistências em 2025, totalizando 16 participações diretas em gols. Assim, nunca antes havia alcançado tal marca jogando no país. A trajetória profissional de Willian José começou em 2008, no Grêmio Barueri.

No ano seguinte, defendeu o Rio Preto. Já em 2010, voltou ao Abelhão e marcou os primeiros oito gols da carreira nesse tempo. Em 2011 e 2012, vestiu a camisa do São Paulo. Naquele período, viveu grande temporada no Tricolor Paulista, com 15 gols e duas assistências.

Portanto, até então, esse era o melhor desempenho de Willian José em solo brasileiro. Antes de seguir para a Europa, o atacante ainda defendeu Santos e Grêmio mas sem grande expressão relativamente à artilharia. Em 2013, iniciou sua experiência internacional no Real Madrid Castilla.

Inclusive, chegou a disputar uma partida pelo time principal do Real Madrid. No entanto, acabou não se firmando no time merengue. Depois, passou por Real Zaragoza e Las Palmas, com números de gols acima de 10, até assinar com a Real Sociedad em 2016/2017.

Qual foi a temporada mais artilheira de Willian José?

Foi no Estádio Anoeta que Willian José se tornou ídolo da torcida e viveu o auge da carreira. Em 2017/2018, com a camisa da Real Sociedad, anotou 20 gols e quatro assistências em 40 partidas. Foram, ao todo, 62 gols e 16 assistências em San Sebastián.

No entanto, a passagem seguinte pelo Wolverhampton não teve brilho. Por outro lado, voltou a recuperar espaço no futebol espanhol defendendo o Real Betis. Em 2024/2025, teve breve passagem pelo Spartak Moscou até chegar ao Bahia.

No Tricolor de Aço, Willian José já alcançou a quinta temporada mais artilheira da carreira. Além disso, ainda com muito calendário ainda pela frente, a expectativa é que possa superar os números atuais e se aproximar da marca de 20 gols do auge vivido na Espanha.

*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal

Compartilhe nas Redes!
Rolar para cima