A negociação que poderia levar John Kennedy, atacante do Fluminense, ao Shakhtar Donetsk, não irá mais acontecer. O clube desistiu de vender o jogador de 23 anos após reações negativas internas de dirigentes influentes e de boa parte da torcida nas redes sociais.
A Agência RTI Esporte apurou que a negociação estava acertada e a operação seria concluída nesta sexta-feira (15) com a ida de John Kennedy para à Ucrânia. O atacante, aliás, iria realizar exames médicos e testes físicos no Rio de Janeiro para agilizar a apresentação do jogador.
John Kennedy chegaria ao Shakhtar Donetsk para ser mais uma opção para o ataque no time comandado por Arda Turan. Este era um pedido do técnico para preencher a lacuna que seria deixada pelo brasileiro Kevin Macedo, ex-Palmeiras, que negocia com o Fulham, da Inglaterra.
Sem a cria de Xerém, o Shakhtar Donetsk, mais uma vez, terá de voltar ao mercado da bola em busca de um jogador que desempenhe mais de uma função no ataque. O Fluminense contava com a venda de John Kennedy para reforçar o elenco tricolor.
Ainda segundo apurou a reportagem, Renato Gaúcho, grande entusiasta da volta de John Kennedy ao Fluminense, sinalizou positivamente para à saída do atacante. No entanto, condicionou a liberação de outro jogador para a posição.
Atualmente, o treinador conta com Germán Cano e Everaldo Stum como principais opções para o setor. John Kennedy, portanto, acabou se tornando o terceiro nome na ordem de hierarquia da comissão técnica desde que retornou ao Fluminense.
Até quando vai o contrato de John Kennedy no Fluminense?
Antes de tudo, John Kennedy estreou pela equipe profissional do Fluminense em 2020, sendo emprestado à Ferroviária-SP em 2023 e Pachuca em 2025. No entanto, o “Garoto de Xerém”, após colecionar problemas disciplinares, marcou seu nome na história do clube.
Afinal, o camisa 99 fez o gol sobre o Boca Juniors que deu ao Fluminense o título da Copa Libertadores da América de 2023. Além disso, venceu a Recopa Sul-Americana de 2024. Contudo, John Kennedy foi perdendo espaço no grupo principal por questões extracampo.
Desde que retornou às Laranjeiras, o atacante disputou apenas três partidas com a camisa tricolor. Esperava-se que após defender o Pachuca, do México, no Mundial de Clubes, o jogador tivesse mais espaço no time. Seu contrato com o Fluminense termina em dezembro de 2028.




