Bastos supenso? Saiba se zagueiro pode enfrentar o São Paulo pela Libertadores
Antes de mais nada, o zagueiro angolano Bastos recebeu o seu terceiro cartão amarelo na Libertadores durante o empate com o São Paulo, na quarta-feira, 18, no Estádio Nilton Santos. No entanto, o defensor não está suspenso para o jogo da volta, que acontece no MorumBis.
O que libera Bastos para atuar é justamente o regulamento da Libertadores, que zera os cartões após a fase de grupos do torneio continental. Dos três cartões que Bastos recebeu até agora, dois foram na etapa anterior da Libertadores.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
De acordo com o regulamento da Conmebol para a competição, “o acúmulo de cartões amarelos até a fase de grupos (incluída a Fase preliminar) fica sem efeito a partir do início das oitavas de final”. Desta forma, os dois amarelos recebidos anteriormente por Bastos passam a não ter mais validade.
O defensor alvinegro foi advertido pela arbitragem da Libertadores e recebeu o cartão amarelo nos jogos contra Universitario, no Peru, e Junior Barranquilla, na Colômbia. Nas outras cinco partidas que disputou, Bastos não recebeu cartões.
Com o seu zagueiro titular liberado, o técnico Artur Jorge tem a possibilidade de manter a dupla de zaga formada por Bastos e Alexander Barboza, que vem conseguindo um bom desempenho na temporada. Com os dois em campo, o Botafogo já acumula seis jogos sem perder (quatro vitórias e dois empates).
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter e BlueSky.
Para avançar à semifinal da Libertadores, o Clube da Estrela Solitária terá que vencer o São Paulo. Em caso de novo empate, a disputa vai para as penalidades. O jogo no MorumBis está marcado para a próxima quarta-feira, 25, às 21h30 (de Brasília).