Botafogo faz alerta e revela preocupação com a segurança de seus torcedores no clássico com o Flamengo Rubro-negro optou por abrir venda de ingressos no setor sul, que será ocupado por botafoguenses

Antes de mais nada, uma enorme disputa fora das quatro linhas vem agitando os bastidores do clássico entre Flamengo e Botafogo. A partida acontece neste domingo, 18, no Maracanã. O motivo é a utilização do setor sul do estádio por parte da torcida do Flamengo. O rubro-negro fez a abertura da venda de ingressos para os seus torcedores no espaço que já será ocupado pelos botafoguenses.
Nos bastidores, os clubes chegaram a um acordo de destinar apenas 5% da carga total de ingressos ao clube visitantes. Ou seja, no returno, quando o jogo será no Nilton Santos, a torcida do Flamengo também terá direito a apenas 5% da capacidade total do estádio.
O problema, de acordo com o Botafogo, é que que o acordo não prevê a presença de rubro-negros no setor sul. Neste sentido é importante lembrar que o BEPE (Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios) já afirmou que será possível garantir a segurança de todos os torcedores que estiverem neste setor do Maracanã.
Aliás, em nota oficial, o Botafogo se posicionou de maneira contrária à decisão do Flamengo. Com isso, o alvinegro garantiu que vai procurar os órgãos competentes para tratar do assunto. A diretoria revelou preocupação com a segurança dos botafoguenses que vão estar no Maracanã neste domingo.
Confira a nota oficial do Botafogo:
O Botafogo vem a público manifestar o seu posicionamento sobre a segurança, operação e serviço de jogo divulgado para o clássico contra o Flamengo, neste domingo (18), no Maracanã, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro.
1 – O Botafogo manifesta a sua profunda preocupação com a decisão do clube mandante em realizar a venda de ingressos para a sua torcida em um espaço localizado no Setor Sul, o mesmo destinado aos torcedores alvinegros.
2 – O laudo de segurança do Maracanã explicitamente prevê que, em clássicos regionais em que a proporção não seja de 50-50, o Setor C — para o qual o clube mandante está comercializando ingressos desde sexta (16) à noite — deve permanecer fechado.
Há 10 anos, desde o novo Maracanã, essa premissa segue em curso. O laudo de segurança é o documento que resume as condições permitidas aos poderes públicos para a realização das partidas no estádio. Este documento está sendo descumprido.
3 – O Botafogo não concorda com essa operação e não assinou qualquer documento que diga o contrário. O Clube solicita que essa decisão seja imediatamente revista e que os órgãos responsáveis, assim como o clube mandante, garantam a segurança dos alvinegros no estádio.
Tal medida agrava desnecessariamente o risco à integridade física e ao bem estar dos torcedores do Botafogo.
4 – Com relação à carga disponibilizada para a torcida do Botafogo na partida, o Clube informa que irá destinar o mesmo percentual no jogo do returno.
5 – O Botafogo seguirá vigilante ao cumprimento das regras e à proteção dos interesses do seu maior patrimônio, o seu torcedor.
6 – O Clube vai acionar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a FERJ e as autoridades públicas acerca do assunto.