Cariocão terá mudanças significativas no VAR: entenda
O Cariocão começa neste sábado,11, com as partidas entre Botafogo x Maricá, Nova Iguaçu x Vasco, e Bangu x Portuguesa. O atual campeão Brasileiro e da Libertadores da América entra em campo às 16h, contra o estreante na competição.
Além do charme tradicional, a competição apresentará algumas novidades na utilização do VAR. As medidas foram comunicadas pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro na apresentação oficial da competição.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
Nesse sentido, a ideia é dar agilidade, aumentar o tempo de bola rolando e diminuir as dúvidas tanto dos envolvidos na partida quanto do torcedor que estiver no estádio ou acompanhando pela televisão. Nesse sentido ficou decidido que o cronômetro será paralisado em todas as intervenções do VAR.
Assim, o tempo não será acrescido após os quarenta e cindo minutos. Outra mudança será na linha virtual do VAR, que passará a ter espessura de 12 centímetros. Nesse sentido, a intenção da mudança visa beneficiar o ataque.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
“O Carioca 2025 adotará medidas inovadoras no VAR dentro das regras do jogo e do protocolo. Uma delas é o aumento da espessura da linha de impedimento que tem como objetivo privilegiar o gol e evitar lances extremamente ajustados, por vezes com imagens inconclusivas. Entendemos ainda que o VAR é ferramenta indispensável, que requer qualidade humana. Não é para culpar a tecnologia. Estamos confiantes no sucesso das mudanças, em prol do futebol carioca”, disse Jorge Rabello Coordenador do Departamento de Arbitragem do Rio de Janeiro.
Outros pontos definidos foram: a não liberação das imagens em telões do estádio antes da decisão da arbitragem, e ao final de cada tempo não haverá intervenção na cabine do VAR para manifestação de acréscimos.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Ainda sobre o VAR, nos jogos onde houver condição operacional a cabine de revisão ficará do lado oposto aos bancos de reservas. Por fim, a ideia é evitar a tradicional pressão feita por titulares, reservas e comissão técnica toda vez que o árbitro de campo vai até a cabine para revisar uma imagem.