Antes de mais nada, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras encabeçam a lista das equipes com mais jogos disputados nos últimos 12 meses entre os times presentes no Mundial de Clubes. Os quatro representantes do Brasil na competição aparecem à frente de potências como Real Madrid, Internazionale e Manchester City.
Segundo levantamento divulgado nesta semana pelo Sofascore, uma das maiores autoridades em estatísticas do mundo, o Flamengo lidera o ranking com impressionantes 78 jogos no período. Logo atrás, o Botafogo vem com 73, seguido de perto pelo Fluminense, com 72 partidas.
O Palmeiras, por exemplo, é o quarto colocado tendo disputado 70 desafios. Estes números não mentem e reforçam a hegemonia dos clubes brasileiros no calendário mais apertado do futebol mundial. Al-Ahly (66), Real Madrid (62), Inter (59), PSG (58), Chelsea (57), Manchester City (57) completam os 10 primeiros posicionados deste ranking.
Sob o mesmo ponto de vista, enquanto os brasileiros beiram os 80 jogos, clubes como Juventus, Borussia Dortmund e Porto ficaram abaixo dos 52 compromissos. Ainda mais, há três equipes que chegam mais “frescas” à competição. O Wydad Casablanca, o Al-Ain e o Urawa Reds disputaram, somente, 42 desafios.
Clubes da Europa vivem situação diferente antes de estreia no Mundial de Clubes
Enquanto muitos clubes da Europa encerraram a temporada, deram férias aos elencos e agora retomam os trabalhos em ritmo de pré-temporada, os times brasileiros vivem uma realidade bem diferente. No Brasil, as principais equipas ainda estão no início das competições nacionais e internacionais.
Copa Libertadores da América, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil seguem a pleno vapor — o que explica o alto número de jogos. Por fim, essa diferença de ritmo afeta diretamente a preparação, o desempenho físico e até o planejamento de longo prazo.
É um choque de rotinas que será determinante quando os caminhos se cruzarem no Super Mundial de Clubes da FIFA. E, claro, dos times europeus e sul-americanos se espera, pelas tradições fortes no esporte-rei, a disputa do troféu.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal




