O Vasco recebeu um sinal verde do Colo-Colo, do Chile, para avançar na contratação do zagueiro Alan Saldívia. O uruguaio de 23 anos é alvo do clube, que apresentou uma proposta para contar com o atleta na temporada de 2026. A princípio, o Vasco vai adquirir 50% dos direitos econômicos do defensor.
A oferta do Vasco chegou a 1,4 milhões de dólares (cerca de R$ 7,5 milhões na cotação atual). O valor corresponde justamente à metade dos direitos econômicos de Saldívia. Agora o Vasco vai avançar nos detalhes finais para sacramentar a contratação do zagueiro.
O acordo entre as partes também prevê que o Vasco adquira as outras “fatias” dos direitos econômicos de Saldívia durante a sua permanência no clube. Desse modo, a expectativa é que o Vasco possa ter uma parcela que chega a, pelo menos, 80% dos direitos econômicos de Saldívia. A questão depende também do rendimento do atleta.
A negociação também aconteceu por um desejo do defensor. Alan Saldívia acredita que uma transferência ao futebol brasileiro é importante para a sua carreira. Além do crescimento em campo, o jogador pode passar a ganhar chance na seleção do Uruguai para a disputa da Copa do Mundo de 2026.
Por fim, o contrato de Alan Saldívia com o Vasco será válido até dezembro de 2028. Aliás, o vasco pode ainda ampliar o vínculo até 2029. No entanto, essa cláusula de renovação só será ativada caso o jogador consiga um bom desempenho pelo Vasco.
Números de Alan Saldívia na carreira
Revelado nas categorias de base do Defensor Sporting, Saldívia ganhou a sua primeira oportunidade na carreira jogando pelo Montevideo City. Na sequência, se transferiu para o Colo-Colo, do Chile. No futebol chileno, conseguiu se consolidar.
Alan Saldívia vem jogando com frequência desde a temporada de 2023. O melhor ano do jogador pelo clube foi em 2024. Na ocasião, o jogador disputou 36 partidas, não fez gols, mas contribuiu com uma assistência.




