Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Com Lionel Messi e Neymar Jr; conheça os maiores artilheiros das seleções da América do Sul

Com a disputa da Copa América de 2024, realizada nos Estados Unidos, os torcedores tiveram mais uma oportunidade de ver em campo os principais jogadores da América do Sul. O continente já conquistou dez títulos mundiais e tem o atual campeão, já que a Argentina faturou a taça da Copa do Mundo no torneio que foi realizado no Catar, em 2022.

Pensando nisso, a Agência RTI Esporte fez uma lista com os maiores artilheiros de cada uma das dez seleções que compõem o quadro da Conmebol. A relação conta com nomes como Lionel Messi, Neymar Jr, Marcelo Moreno, Falcão Garcia, entre outros. Confira abaixo os jogadores que mais balançaram as redes pelas seleções da América do Sul.

Publicidade
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

Argentina: Lionel Messi

Considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos, Lionel Messi é também o maior artilheiro da história da Argentina. Atualmente no Inter Miami, dos Estados Unidos, o jogador teve sua carreira marcada pela passagem de destaque no Barcelona, aonde conquistou os principais títulos da carreira e acumulou prêmios de melhor do mundo.

Pela seleção da Argentina, Lionel Messi demorou a conquistar o primeiro título, que veio apenas na Copa América de 2021. No entanto, Lionel Messi é o terceiro jogador na história com mais gols por uma seleção nacional, ficando apenas atrás de Cristiano Ronaldo (Portugal, 130 gols) e Ali Daei (Irã, 109 gols). O craque já notou 106 gols em 181 jogos pela Argentina.

Bolívia: Marcelo Moreno

O atacante não chegou a disputar a Copa América pela Bolívia, mas é o grande nome do futebol no país. Marcelo Moreno, que se destacou em clubes brasileiros como Grêmio, Flamengo e Cruzeiro, também tem passagens em equipes do futebol europeu.

Embora não tenha conquistado títulos com a seleção boliviana, Marcelo Moreno ajudou a equipe nacional a ter uma força ofensiva muito maior nas últimas edições das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Ao todo, o atacante já balançou as redes 31 vezes em 107 jogos defendendo a Bolívia.

Brasil: Neymar

Grande nome do futebol brasileiro nos últimos anos, Neymar acabou não participando da Copa América devido à uma lesão que sofreu justamente defendendo a Seleção Brasileira durante o jogo com o Uruguai, válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Mesmo assim, em números oficiais considerados pela Fifa, o atacante do Al-Hilal, da Arábia Saudita, é o maior artilheiro da Seleção Brasileira, tendo marcado 79 gols em 126 partidas. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) usa como base um outro cálculo e aponta Pelé com 95 gols marcados com a camisa do Brasil.

Chile: Alexis Sánchez

Atacante da Inter de Milão, da Itália, Alexis Sánchez disputou a Copa América com a seleção do Chile, mas não chegou a balançar as redes. Apesar disso, o desempenho não o tirou do topo da lista de maior artilheiro da seleção nacional. Sánchez conseguiu superar nomes históricos como Zamorano e Salas, se consolidando como o maior artilheiro do Chile.

Levando em consideração os números oficiais, Sánchez tem 52 gols em 163 partidas pela seleção do Chile. Desde que passou a ser convocado, na Copa do Mundo de 2010, o jogador sempre esteve presente nas competições oficiais disputadas pelo Chile no futebol masculino.

Colômbia: Falcão García

Embora a Colômbia viva uma das melhores fases de sua história e tenha jogadores de muita qualidade como James Rodríguez e Luis Díaz, o grande artilheiro ainda é Falcão García, que não participa de uma competição oficial defendendo a equipe colombiana desde 2019.

Com uma carreira vitoriosa e acumulando passagens por clubes como Porto, Atlético de Madrid, Manchester United e Chelsea, Falcão García vive os últimos momentos de sua história no futebol com a camisa do Millonarios, da Colômbia. Pela Seleção foram 37 gols em 104 jogos.

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebook e Twitter.

Equador: Enner Valencia

Jogador do Internacional, Enner Valencia é uma das referências da seleção do Equador e titular durante a disputa da Copa América. O jogador não é apenas um destaque no momento, mas também é considerado um dos principais jogadores equatorianos da história.

Isso se reflete no número de gols e Enner Valencia é o maior artilheiro do Equador, tendo balançado às redes em 40 oportunidades nos 86 jogos que disputou. O atacante é também o maior artilheiro equatoriano quando o assunto é Copa do Mundo e já anotou seis gols em seis jogos em Mundiais.

Paraguai: Roque Santa Cruz

O maior artilheiro da história do Paraguai também é um veterano que está em final de carreira. Aos 42 anos, Roque Santa Cruz ainda joga profissionalmente e defende o Libertad. Embora não seja convocado para a seleção desde a Copa América de 2015, o jogador ainda mantém o topo da lista de artilheiros do Paraguai.

Ao todo, Roque Santa Cruz disputou 112 jogos com a camisa paraguaia e marcou 32 gols. O atleta viveu o auge de sua carreira no começo dos anos 2000, quando se destacava defendendo o Bayern de Munique, da Alemanha.

Peru: Paolo Guerrero

Mais um jogador com passagem pelo futebol brasileiro, Paolo Guerrero se destaca como o principal artilheiro da história da seleção do Peru. Convocado para a Copa América, o jogador não conseguiu balançar as redes, mas isso não teve influência para a sua manutenção no topo da lista de artilheiros do Peru.

Com a camisa da seleção, Guerrero já marcou 40 gols nas 118 partidas que disputou. O atleta chegou a se destacar no Bayern de Munique, da Alemanha. No futebol brasileiro, as passagens mais destacadas foram por Corinthians e Flamengo.

Uruguai: Luís Suárez

Mais um jogador histórico, Luis Suárez é considerado por muitos o melhor jogador uruguaio de todos os tempos. A dupla com Edinson Cavani marcou história na seleção nacional e foi responsável direta pelo título da Copa América de 2011. “El Pistolero”, como é conhecido, foi artilheiro por onde passou e teve carreira vitoriosa no futebol europeu passando por clubes como Ajax, Liverpool, Barcelona e Atlético de Madrid.

No futebol brasileiro, Luis Suárez jogou apenas uma temporada, quando defendeu o Grêmio, em 2023. Atualmente no Inter Miami, dos Estados Unidos, o atacante é o maior artilheiro da história do Uruguai com 68 gols marcados em 137 partidas.

Venezuela: Salomón Rondón

Na seleção da Venezuela o maior artilheiro é Salomón Rondón. O atacante, aliás, aproveitou a disputa da Copa América para aumentar o seu número de gols com a camisa da Venezuela. Atualmente no Pachuca, do México, o atacante marcou três gols na disputa da Copa América.

Desta forma, Rondón tem agora 44 gols em 106 jogos disputado com a camisa da seleção venezuelana. O jogador também é considerado um dos melhores jogadores venezuelanos de todos os tempos.

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.

Descubra mais sobre RTI Esporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading