Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

De Rodrygo a Estevão: ranking do CIES destaca nova geração de brasileiros no topo Estudo mostra jogadores do Brasil liderando em tempo de jogo entre atletas nascidos no século XXI

O que Rodrygo, Ângelo Gabriel, Vítor Roque e Endrick têm em comum? Todos somam muitos minutos em campo desde suas estreias até os dias atuais. Mais uma vez, os jogadores brasileiros se destacam em um ranking do Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES). Instituto tornou-se conhecido por analisar o tempo de jogo de atletas Sub-25 em diversas ligas ao redor do mundo.

Antes de tudo, entre os atletas nascidos a partir do ano 2000, quem lidera o ranking é Rodrygo. O ponta do Real Madrid, revelado pelo Santos, nasceu em 2001 e acumula impressionantes 379 partidas disputadas. Nesse ínterim, acumulou uma média de 50,9 jogos por ano desde sua estreia no futebol profissional, ocorrida quando tinha apenas 16 anos.

Publicidade

Logo atrás, outro nome brasileiro aparece com destaque: Yuri Alberto, atacante do Corinthians, ocupa a quinta posição, com 302 jogos e média de 40,8 por temporada. Na geração de 2003, o destaque vai para o centroavante Marcos Leonardo, atualmente no Al-Hilal. Ele figura no quinto lugar do ranking com 227 partidas desde que estreou, aos 17 anos, também pelo Santos.

Desde então, tem mantido uma média de 48,8 jogos por ano, agora brilhando na Arábia Saudita após passagem pelo Benfica. Já entre os nascidos em 2004, quem aparece no topo é Ângelo Gabriel, hoje no Al-Nassr. Mais uma joia revelada pelo Santos, o ponta estreou com apenas 15 anos e soma 185 partidas na carreira, com uma média de 41,4 jogos por ano.

Líderes Vítor Roque e Endrick

Na sequência, entre os atletas de 2005, o nome que lidera é Vítor Roque. Após uma passagem discreta por Barcelona e Bétis, o atacante voltou ao Brasil para defender o Palmeiras. Revelado pelo América Mineiro e Cruzeiro, com passagem marcante pelo Athletico Paranaense, ele já atuou em 155 jogos, mantendo uma média de 44,3 por ano, desde que estreou aos 16 anos.

Publicidade

Quando o assunto é a geração de 2006, o “Rei” dos jogos é Endrick, já contratado pelo Real Madrid. Cria do Palmeiras, o jovem atacante disputou 133 partidas até o momento, com uma média impressionante de 52,8 por ano, também com estreia aos 16 anos.

O “novato” Estevão também é citado

Por fim, entre os mais jovens — nascidos em 2007 — surge Estevão, também do Palmeiras e com transferência acertada para o Chelsea. Ele aparece na quarta posição do ranking com 69 jogos disputados e uma média de 51 por ano.

*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal

Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET

plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.

AdBlock

Publicidade
8XBet
Publicidade
8XBet