Foto: Vítor Silva / Botafogo
O zagueiro Alexander Barboza, de 29 anos, chegou ao Botafogo no começo da atual temporada e vem fazendo um ano de destaque com a camisa alvinegra. Até aqui são 48 jogos, com um gol marcado e uma assistência. Consolidado na equipe, o defensor sonha agora em defender uma seleção nacional.
Nascido em Villa Celina, na província de Buenos Aires, capital da Argentina, Barboza dificilmente terá a oportunidade de defender a seleção do país aonde nasceu, mas o Uruguai pode ser uma alternativa para que o zagueiro realize o seu sonho de jogar por uma seleção.
Apesar de ter nascido na Argentina, Barboza está em processo para se tornar cidadão uruguaio. Os trâmites para que isso aconteça já foram iniciados e o zagueiro teve essa possitibilidade por conta de seu pai, que é uruguaio.
Aliás, o defensor passou a ser bem visto no Uruguai depois que o Botafogo superou o Peñarol, na semifinal da Libertadores. No primeiro jogo, quando o Glorioso venceu por 5 a 0, Barboza fez uma de suas melhores partidas pela equipe e inclusive marcou um dos gols naquela oportunidade.
Diante disso, imprensa e torcedores uruguaios passaram a ver de maneira positiva uma presença de Barboza em uma futura convocação. O defensor, aliás, revelou seu desejo durante entrevista à “Sport 890”.
“Claro que jogaria pelo Uruguai. Com muito gosto e vontade. É um objetivo e um sonho que tenho desde criança, meu pai sabe disso. Hoje estou em um grande clube do Brasil e a maneira como as coisas estão acontecendo fazem com que esses sonhos fiquem mais próximos”, afirmou Barboza.
Agora o zagueiro espera a aprovação dos documentos pelo órgãos competentes do Uruguai para, enfim, ter a cidadania do país. Todos os irmãos de Barboza nasceram no Uruguai, questão que também pode facilitar o processo. Quando essa situação for resolvida, Barboza já estará apto para defender a seleção do Uruguai.
Antes de acertar com o Botafogo, o zagueiro era um dos destaques do Libertad, tradicional equipe do futebol paraguaio. Neste período, aonde conquistou títulos como a Liga Paraguaia e a Copa do Paraguai, Barboza passou a cogitar a possibilidade de se naturalizar paraguaio. No entanto, o jogador não chegou a completar cinco anos no país.
Notícia atualizada em 19/11/2024 09:07
Botafogo busca novo treinador após saída de Renato Paiva
O Palmeiras se prepara para enfrentar o Chelsea, nesta sexta-feira (04), pelas quartas de final…
Fluminense e Al-Hilal se enfrentam na próxima sexta-feira (04), às 17h, no horário de Brasília,…
Sergio Conceição é o nome mais cotado
Antes de tudo, alvo do Flamengo, Jorge Carrascal se reapresentou ao Dínamo de Moscou com…
Primeiramente, o Real Madrid venceu a Juventus por 1 x 0, nesta terça-feira, 1º, em…