Antes de mais nada, Rodrigo Dourado é o novo reforço do América, do México. Livre no mercado da bola desde a saída do Atlético San Luis, o jogador chega ao clube a pedido do técnico brasileiro André Jardine. O contrato é válido até dezembro de 2028.
A Agência RTI Esporte apurou que Rodrigo Dourado, ex-zagueiro do Internacional, assinou contrato válido por quatro temporadas após não chegar a um acordo para a renovação do vínculo, encerrado em 31 de dezembro de 2025.
Volante de origem, mas também utilizado como zagueiro, Rodrigo Dourado chegou ao Atlético San Luis em 2022 e construiu uma trajetória sólida no futebol mexicano. Ao todo, disputou 127 partidas oficiais, marcou seis gols e contribuiu com quatro assistências.
Os números, aliás, ajudaram a consolidá-lo como um dos estrangeiros mais regulares da liga nas últimas temporadas. Em 2026, o jogador completará cinco anos de residência no México, condição que o levou a solicitar a cidadania mexicana.
Vivendo o melhor momento da carreira, Rodrigo Dourado trabalha com a possibilidade de defender a seleção do país e já estabelece objetivos ambiciosos, como disputar uma Copa do Mundo e ajudar o México a alcançar, pela primeira vez, uma semifinal do torneio.
Ainda segundo apurou a reportagem, o plano tem prazo curto. Como ainda não completou o período mínimo exigido pela Fifa para processos de naturalização, o atleta precisa concluir toda a documentação até, no máximo, o mês de junho para ficar apto a uma eventual convocação.
Apesar disso, o jogador entrou no radar da FMF (Federação Mexicana de Futebol). Rodrigo Dourado, inclusive, conta com o apoio de Javier Agurrie, técnico do México, para vestir a camisa da La Tri no futuro.
Rodrigo Dourado jogou pela Seleção Brasileira?
Revelado pelo Internacional, Rodrigo Dourado nunca disputou uma competição oficial pela seleção principal do Brasil. Ainda assim, acumulou convocações ao longo da carreira, com destaque para a Seleção Brasileira Sub-23, campeã olímpica nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.




