Antes de mais nada, o zagueiro Manoel teve seu nome oferecido ao Clube do Remo. O jogador ficou livre no mercado da bola após deixar o Fluminense. Seu contrato com o Tricolor das Laranjeiras terminou em 31 de dezembro de 2025.
A Agência RTI Esporte apurou que a possibilidade chegou até o diretor executivo de futebol do Remo, Marcos Braz, que encaminhou a situação a comissão técnica. Porém, Juan Carlos Osorio não demonstrou interesse no defensor.
O nome do zagueiro chegou ao chefe do futebol azulino por meio de intermediários. Porém, o treinador colombiano avaliou que Manoel não se encaixa no perfil do elenco, principalmente devido à idade, que é de 35 anos.
Nos últimos dias, por exemplo, o Remo tem monitorado jogadores mais jovens, na faixa etária de 23 a 29 anos para reforçar o setor defensivo. A última contratação para o setor – Thalisson, ex-Paysandu – segue essa estratégia.
Ainda segundo apurou a reportagem, Juan Carlos Osorio entende que Manoel não conseguiu se firmar no Fluminense. Nos últimos três anos, por exemplo, o zagueiro disputou 46 partidas e assinalou um gol com a camisa tricolor.
Diante desse diagnóstico, o zagueiro não seria considerado um nome ideal para integrar o grupo azulino neste momento. Outro ponto destacado é o longo tempo de inatividade por parte de Manoel. Na última temporada, o defensor sofreu com seguidas lesões musculares.
Diante dos pontos negativos apresentados, o Remo decidiu não prosseguir com qualquer negociação envolvendo o jogador. No entanto, o clube continua ativo no mercado em busca de reforços para fortalecer o setor defensivo do Leão.
Como foi a passagem de Manoel pelo Fluminense?
Antes de tudo, Manoel atuou pelo Fluminense de 2022 a 2025. Ele realizou 118 partidas, marcou 10 gol e contribuiu com 2 assistências. Nesse ínterim, integrou o elenco que venceu a Copa Libertadores da América (2023), a Recopa Sul-Americana (2024), e o Campeonato Carioca (2022 e 2023).




