Faz tempo? Saiba quando foi a última vez que o Botafogo enfrentou o Peñarol na Libertadores

Antes de mais nada, o Botafogo garantiu classificação à semifinal da Copa Libertadores da América depois de ter eliminado o São Paulo. Agora o Glorioso terá pela frente o Peñarol em busca de vaga na decisão do torneio continental. Os dois times vão voltar a se enfrentar pela competição continental depois de 51 anos.
Curiosamente, na última vez em que teve o Peñarol como adversário no principal torneio do continente, o Botafogo também chegou à semifinal. No entanto, em 1973, os dois clubes se enfrentaram pela fase de grupos. A Agência RTI Esporte relembra como foram aqueles confrontos.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Botafogo 4×1 Peñarol – 10 de março de 1973
O primeiro jogo entre Botafogo e Peñarol naquela edição de Libertadores foi também o primeiro entre os clubes em toda a história. Com uma grande atuação, o Botafogo conseguiu golear o time uruguaio e se colocou em boas condições dentro do grupo 2 da Libertadores.
O jogo, disputado no Maracanã, contou com a presença de um grande público e o Botafogo não demorou para sair em vantagem. Logo no primeiro minuto, Roberto Miranda colocou o Glorioso em vantagem. No entanto, o Peñarol tinha um time bastante forte e conseguiu empatar aos 30 minutos com Ruben Corbo.
Para o segundo tempo, o técnico Sebastião Leônidas apostou nas entradas de Ferretti e Rodolfo Fischer, mudando assim o panorama da partida. Dominante, o Botafogo voltou a ficar em vantagem com Jairzinho, aos 17 minutos da etapa complementar. Já ao final do jogo, Ferretti e Fischer, que haviam entrado, completaram a goleada para o Botafogo, que venceu por 4 a 1.
Peñarol 2×2 Botafogo – 14 de março de 1973
Quatro dias depois, os dois times voltaram a se enfrentar, mas desta vez em Montevidéu, no Uruguai. A essa altura, o Botafogo tinha boas condições dentro do grupo e buscava outra vitória para encaminhar a sua classificação.
No primeiro tempo, o Glorioso conseguiu sair em vantagem com gol marcado por Marinho Chagas, mas Fernando Morena deixou tudo igual aos 39 minutos. O placar de empate persistiu até o intervalo. No segundo tempo, Rodolfo Fischer recolocou o Botafogo em vantagem aos 16 minutos, mas Fernando Morena marcou outro para o Peñarol, já nos acréscimos, e garantiu o 2 a 2.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter e BlueSky.
Caminho até a semifinal
O Botafogo terminou aquela fase de grupos com 9 pontos conquistados. Cada vitória valia dois pontos naquele período. Em seis jogos foram quatro vitórias, um empate e uma derrota. O regulamento da competição era diferente do utilizado atualmente e o Botafogo ainda precisou fazer um jogo extra com o Palmeiras, aonde venceu por 2 a 1, antes de chegar à semifinal.
Naquele período, o Botafogo foi para um grupo que tinha Colo-Colo e Cerro Porteño. Com uma vitória, um empate e uma derrota em quatro jogos, o Clube da Estrela Solitária não conseguiu se classificar para a decisão. A Libertadores de 1973 teve o Independiente, da Argentina, como campeão.