Fernando Diniz no Vasco: relembre como foram as últimas estreias do treinador Técnico estreia nesta terça-feira, contra o Lanús, em jogo decisivo pela Copa Sul-Americana

O técnico Fernando Diniz fará sua reestreia no comando do Vasco nesta terça-feira, 13 de maio, diante do Lanús, em Buenos Aires, pela Copa Sul-Americana. A partida, marcada para as 21h30 (de Brasília), é crucial para a equipe, que busca uma vitória para manter vivas as chances de classificação direta às oitavas de final do torneio continental.
Enquanto aumenta a expectativa pela estreia, a Agência RTI Esporte lembra como foram as últimas estreias de Fernando Diniz em seus trabalhos recentes. Desse modo, são levados em consideração os primeiros jogos dos últimos cinco trabalhos do treinador. Veja o desempenho de Fernando Diniz em suas estreias no comando de Santos, Vasco (em sua primeira passagem), Fluminense, Seleção Brasileira e Cruzeiro.
Estreias marcadas por bons resultados
A primeira estreia da lista aconteceu em 12 de maio de 2021, quando Diniz assumiu o Santos e venceu o Boca Juniors por 1 a 0, pela fase de grupos da Libertadores. O resultado animou o torcedor santista, embora a passagem tenha terminado com números irregulares: 31 jogos, 11 vitórias, oito empates e 12 derrotas.
Poucos meses depois, no dia 17 de setembro de 2021, foi a vez da primeira passagem de Fernando Diniz pelo Vasco. O jogo terminou empatado em 1 a 1 com o CRB, em duelo válido pela Série B. Em 12 partidas pelo cruzmaltino, Diniz somou quatro vitórias, três empates e cinco derrotas.
Já no Fluminense, Diniz teve um início promissor ao vencer o Junior Barranquilla por 2 a 1, em 5 de maio de 2022, pela Sul-Americana. A passagem no clube das Laranjeiras é a mais longeva de sua carreira até aqui: 149 jogos, 77 vitórias, 31 empates e 41 derrotas.
Seleção e Cruzeiro também estão na lista
A estreia de Fernando Diniz na Seleção Brasileira aconteceu em 9 de setembro de 2023, com goleada por 5 a 1 sobre a Bolívia, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. No entanto, a sequência não foi tão positiva: foram apenas duas vitórias em seis partidas.
Por fim, Diniz assumiu o Cruzeiro em setembro de 2024. Seu primeiro jogo terminou empatado em 1 a 1 com o Libertad, pela Sul-Americana. O desempenho foi modesto: quatro vitórias, seis empates e sete derrotas em 17 partidas.
Invicto em estreias
Apesar das variações ao longo dos trabalhos, Diniz tem um retrospecto invicto em estreias: três vitórias e dois empates. O torcedor vascaíno espera que, nesta nova passagem, o técnico consiga manter essa escrita e iniciar com o pé direito diante do Lanús. Além disso, será importante recolocar o Vasco no caminho das vitórias no cenário internacional.