Flamengo sem Gabigol: Veja desempenho do time na ausência do atacante
Com seu retorno aos gramados próximo, em virtude do efeito suspensivo sobre a sua proibição de jogar, Gabriel Barbosa volta a ter sua disponibilidade em dia para atuar pelo Flamengo. Gabigol não entra em campo há dois meses com a camisa rubro-negra.
A princípio, o atacante havia sido condenado a dois anos de suspensão por tentativa de fraude do exame anti-doping. Porém, teve, na manhã desta terça-feira, 30, o pedido de suspensão da medida que o impedia de estar em campo acatado pela Corte Arbitral do Esporte.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Ausente das relações do Flamengo há dez jogos, Gabriel já vinha acumulando alguns problemas de minutagem durante o ano de 2024, os quais se estendem em relação à 2023. Na atual temporada, por exemplo, Gabigol atuou em oito dos 22 jogos totais do clube, isto é, esteve presente apenas em 36% das partidas.
O atacante não chegou a estrear na Copa Libertadores da América ou Campeonato Brasileiro, além de não ter atuado nas fases finais do Campeonato Carioca, mesmo tendo chegado a ser relacionado para o jogo de volta das semifinais, contra o Fluminense.
A minutagem de Gabigol sob o comando de Tite já era um tema de debate antes mesmo da sua suspensão. O atacante teve apenas 507 minutos em campo, equivalente a 5 partidas completas, desde a chegada do treinador. Nesse tempo, marcou dois gols, todos em 2024, pelo Campeonato Carioca.
Para 2023, a explicação se concentra em problemas físicos e escolhas do treinador. Gabriel chegou a ficar de fora de duas partidas sob o comando de Tite, diante de Fortaleza e São Paulo, por conta de indisponibilidade física. Para o duelo diante do Red Bull Bragantino, ficou ausente por conta de suspensão diante do Fluminense.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook e Twitter.
Para as partidas em que esteve disponível no período, acumulou uma baixa média de 26 minutos em campo. Tite teve uma clara preferência por Pedro no time titular, o que minou as chances de Gabriel na equipe inicial. Quase sempre, entrou durante a segunda etapa de jogo e já na reta final da partida.
Para 2024, esta última situação se repete. Gabigol foi preterido durante o Campeonato Carioca para Pedro, que vivia melhor momento e ostentava a vaga como titular da equipe. No entanto, o que já era problema tornou-se pesadelo quando, entre as duas partidas das semifinais do estadual, diante do Fluminense, Gabigol recebeu sua condenação.
Com isso, o atacante teve sua participação no time limitada por completo. Apesar disso, nesse período, foi divulgado que o jogador foi inscrito para Campeonato Brasileiro e Libertadores, indicando confiança do clube de que a suspensão seria contornada e que ele fazia parte dos planos da comissão para o restante do ano.
O Flamengo sem Gabigol
Em 2024, o Flamengo tem sido uma fortaleza em desempenho. Apesar disso, vive um momento de fragilidade nas duas últimas partidas, tendo sido derrotado sequencialmente para Bolívar, pela Copa Libertadores da América, e Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro.
No total, foram 6 vitórias, 6 empates e 2 derrotas, com 16 gols marcados e sete sofridos. Nesse período, Pedro foi quem mais marcou gols pelo Flamengo, com seis no total. Sem Gabigol, Flamengo teve um aproveitamento de 57% dentro de campo.
Os números mostram um time sólido, mas a fase recente pode indicar que um retorno do camisa 10 rubro-negro pode ser bem vinda. Conhecido por marcar gols importantes, pode ser um trunfo a favor da equipe nesse futuro recente da equipe de Tite.