Antes de tudo, a última rodada do Brasileirão foi disputada neste domingo (07) e a incerteza do rebaixamento trouxe grandes emoções para o torcedor. A saber, cinco times entraram em campo ameaçados pelo temido Z-4.
Vitória, Santos e Internacional conseguiram superar a zona da degola. Enquanto o Leão do Barradão venceu o São Paulo por 1 a 0, o Peixe bateu o Cruzeiro por 3 a 0 e o Colorado derrotou o Bragantino por 3 a 1.
Em contrapartida, Fortaleza, Ceará, Juventude e Sport caíram para a segunda divisão. O Laion contabilizou sequência de nove jogos sem derrotas, mas sucumbiu diante do Botafogo neste domingo por 4 a 2.
O outro representante cearense também lamentou a queda à Série B. O Ceará sucumbiu diante do Palmeiras, que lacrou o marcador em 3 a 1.
Vale ressaltar que Sport e Juventude disputaram a última rodada rebaixados. O Leão da Ilha do Retiro, por exemplo, registrou a sua pior campanha em sua longa trajetória no Brasileirão, contabilizando apenas 17 pontos ganhos, 18 unidades atrás do Jaconero, o penúltimo colocado.
Classificados para a Copa Libertadores da América
O término do Brasileirão trouxe também os classificados para a Copa Libertadores. O campeão, Flamengo, conquistou o seu espaço de maneira automática, seguido pelo segundo colocado, o Palmeiras.
Cruzeiro, Mirassol, Fluminense completam o grupo dos times que avançaram à competição.
A campanha do Leão Caipira, o que inclui o quarto lugar no Campeonato Brasileiro e a vaga no torneio sul-americano, trouxe grande emoção ao técnico Rafael Guanaes, que chorou ao celebrar o feito após vitória do Mirassol sobre o Vasco.
Botafogo, o sexto colocado, e o Bahia seguem ainda na disputa pela classificação no torneio. Os dois times disputarão a pré-Libertadores.
E a Copa Sul-Americana?
A grande movimentação na zona do rebaixamento trouxe também esperança para os times que buscavam uma vaga na Copa Sul-Americana de 2026.
Logo, desta forma, São Paulo, Grêmio, Bragantino, Atlético-MG, Santos, Corinthians e Vasco disputarão o torneio da Conmebol.




