Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Gabigol obtém efeito suspensivo e está autorizado a jogar pelo Flamengo

Antes de mais nada, o Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça, aceitou por unanimidade o pedido de efeito suspensivo, permitindo que Gabriel Barbosa volte a jogar pelo Flamengo. Em 25 de março, o atacante havia sido suspenso por dois anos pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) devido a uma tentativa de fraude em exame antidoping.

No começo de abril, a defesa entrou com um pedido de efeito suspensivo no CAS. Cinco semanas depois, o tribunal, composto por dois juízes ingleses e um suíço, acatou o pedido por unanimidade. Diante disso, Gabigol pode voltar a trabalhar com o grupo no Centro de Treinamento George Helal com a partir desta terça-feira, estando também apto para jogar.

Publicidade

A decisão do tribunal suíço estava alinhada com as expectativas da defesa, que acreditava na liberação e aguarda outro resultado positivo quando houver um novo julgamento. O processo no CAS implica custos judiciais, que devem ser compartilhados entre as partes envolvidas. Na segunda quinzena de abril, a defesa de Gabigol foi informada de que a ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) não havia quitado sua parte das custas.

Para evitar atrasos no processo, o atacante cobriu a parte pendente do pagamento. Poucos dias depois, a ABCD enviou sua parte da documentação e indicou um árbitro alemão. No entanto, o CAS rejeitou essa documentação, citando problemas administrativos, o que fez com que a ABCD perdesse o direito de nomear um árbitro para compor o tribunal.

Com isso, o CAS designou dois dos três árbitros que analisaram o pedido de efeito suspensivo. O tribunal foi composto por um inglês indicado pela defesa de Gabigol, e mais um inglês e um suíço indicados pelo próprio CAS. Todos os três votaram a favor, concedendo o efeito suspensivo ao atacante, que agora aguarda a decisão sobre o recurso.

Estratégia de advogados funciona

Na argumentação, a defesa destacou a importância do “periculum in mora” (perigo da demora) e do “fumus boni juris” (indício de bom direito). O pedido era que o caso fosse analisado rapidamente, pois um atraso poderia resultar em Gabigol cumprindo grande parte ou até mesmo todo o período da suspensão que lhe foi imposta.

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.