Gabigol pega gancho de dois anos por tentativa de fraude em antidoping

O atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, foi suspenso, nesta segunda-feira (25), por fraude em exame antidoping. O julgamento do atleta teve início na semana passada e foi concluído pela Justiça Desportiva Antidopagem. Apesar da punição neste momento, a pena de Gabriel Barbosa passa a valer desde o dia 8 de abril do ano passado, quando foi realizada a coleta.
A pena máxima neste caso seria de quatro anos, mas o atacante acabou pegando metade daquilo que poderia. O julgamento terminou em 5 a 4 em favor da punição de Gabriel Barbosa. A expectativa de que o atacante do Flamengo possa retornar aos gramados em abril de 2025, embora ainda exista a possibilidade de recurso.
A acusação se baseou no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere a “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. A denúncia sobre o jogador foi feita no final de dezembro, mas a defesa só se manifestou no dia 26 de janeiro.
As provas dos defensores do atleta contaram com anexo de imagens do Centro de Treinamento Ninho do Urubu para reforçar a versão de Gabriel Barbosa. O Flamengo e a defesa do atacante podem recorder junto ao CAS (Corte Arbitral do Esporte, sigla em inglês).
O exame em questão foi realizado no dia 8 de abril de 2023, no Ninho do Urubu. Gabigol foi acusado de dificultar a realização do exame. Mesmo que tenha feito e testado negativo, a atitude relatada pelos oficiais de coleta se encaixa como “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”.