Fórmula 1 hoje: Gabriel Bortoleto ganha posições com desclassificação da Williams no GP de Singapura; entenda

FIA detectou problemas relacionados ao DRS da equipe de Grove; brasileiro ganhou duas posições no grid de largada

Gabriel Bortoleto - Sauber

Gabriel Bortoleto vai largar na décima quarta posição do Grande Prêmio de Singapura, neste domingo (05), às 9 horas, no horário de Brasília. O brasileiro ganhou duas posições após desclassificação de Alexander Albon e Carlos Sainz, da Williams.

Segundo a FIA, a equipe de Grove cometeu infrações relacionadas ao DRS. Vale ressaltar que a dupla de pilotos da Williams disputará a corrida, com Albon e Sainz dividindo a última fila.

Por que a Williams foi desclassificada?

Conforme avaliação da FIA, a Williams teria excedido o limite de 85 mm, em abertura da asa móvel. Sendo assim, os carros de Alexander Albon e Carlos Sainz ganharam maior velocidade em um comparativo com os demais.

Enquanto a equipe de Grove garantiu estar dentro do regulamento, oficiais da FIA apontaram a infração.

“Na audiência, a Equipe (Williams) admitiu que, embora sua própria medição antes da classificação tivesse mostrado que o componente estava dentro da tolerância, a medição realizada posteriormente pelos Oficiais designados da FIA revelou uma abertura maior do que a permitida e, portanto, a asa traseira não estava em conformidade com a dimensão exigida”, iniciou a FIA.

“A Equipe não contestou o procedimento de medição, a metodologia ou a precisão do equipamento de medição utilizado pela FIA. A Equipe aceitou plenamente os resultados da medição da FIA e reconheceu que a asa traseira instalada no carro não estava em conformidade com os requisitos do Regulamento Técnico”, completou a entidade.

Do outro lado, a Williams se posicionou sobre a verificação de abertura do DRS. O caso é avaliado pelo engenheiro da equipe, James Vowles.

“Durante a vistoria da FIA após a classificação, as asas traseiras de ambos os nossos carros falharam na verificação da abertura do DRS. Como resultado, Alex (Albon) e Carlos (Sainz) foram desclassificados da classificação para o Grande Prêmio de Singapura de amanhã. Isso é extremamente decepcionante para a equipe e estamos investigando urgentemente como isso aconteceu”, iniciou.

“Em nenhum momento buscamos obter vantagem de performance e as asas traseiras haviam passado em nossas próprias verificações mais cedo no dia, mas só há uma medição que importa e aceitamos plenamente a decisão da FIA. Temos um carro capaz de marcar pontos neste fim de semana e faremos tudo o que for possível para lutar a partir do fim do grid amanhã, além de revisar imediatamente nossos processos para garantir que isso não aconteça novamente”, concluiu Vowles.

Como ficou o grid de largada?

Logo, com a desclassificação da Williams, Gabriel Bortoleto subiu da décima sexta para a décima quarta colocação. Sendo assim, o grid de largada passa a ser formado por

1 GEORGE RUSSELL (Mercedes),  2 MAX VERSTAPPEN (RBR), 3. OSCAR PIASTRI (McLaren), 4 KIMI ANTONELLI (Mercedes), 5 LANDO NORRIS (McLaren), 6 LEWIS HAMILTON (Ferrari), 7 CHARLES LECLERC (Ferrari), 8 ISACK HADJAR (RB), 9 OLIVER BEARMAN (Haas), 10, FERNANDO ALONSO (Aston Martin), 11 NICO HULKENBERG (Sauber), 12 LIAM LAWSON (RB), 13 YUKI TSUNODA (RBR), 14 GABRIEL BORTOLETO (Sauber), 15 LANCE STROLL (Aston Martin), 16 FRANCO COLAPINTO (Alpine), 17 ESTEBAN OCON (Haas), 18 PIERRE GASLY (Alpine), 19 ALEXANDER ALBON (Williams), 20 CARLOS SAINZ (Williams)

Compartilhe nas Redes!
Rolar para cima