Ganso ficará afastado de pré-temporada no Fluminense; saiba detalhes
Antes de mais nada, o Fluminense anunciou neste sábado, 18, que Paulo Henrique Ganso será afastado das atividades físicas do clube. Isso porque o jogador recebeu o diagnóstico de miocardite, uma inflamação no músculo cardíaco. O meio-campista, a princípio, não demonstra sintomas e será reavaliado dentro de um mês.
Os testes de pré-temporada realizados pelo Tricolor das Laranjeiras confirmaram a condição clínica. Ganso receberá assistência médica do clube. Após superar essa fase, o camisa 10 poderá retornar aos treinos se o diagnóstico não se mantiver.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
De acordo com o clube, a hipótese mais provável é que a miocardite seja resultado de uma infecção viral aguda que o jogador apresentou em novembro. A condição não foi identificada em nenhum exame realizado durante os seis anos em que Ganso está no Fluminense. O departamento médico, portanto, considera que é um diagnóstico recente.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
A miorcadite é uma complicação frequente entre os atletas, geralmente de natureza viral. De acordo com um artigo publicado pelo Journal of the American College of Cardiology, o quadro é uma das principais razões para paradas cardíacas em esportistas.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
De acordo com Nabil Ghorayeb, várias pesquisas apontam uma diminuição na imunidade em atletas devido ao excesso de treinamento. Evandro Costa, ex-Vasco, Biro-Biro, ex-Botafogo e o defensor holandês Daley Blind são outros exemplos.
Na entrevista coletiva de Mário Bittencourt, realizada nesta sexta-feira, o número 10 foi destaque. Ganso apresentou uma contraproposta à primeira proposta de renovação do Fluminense, contudo, indicou que a questão será resolvida. O seu atual contrato se encerra em 2025; a proposta de extensão é de mais um ano.