Antes de mais nada, o Grêmio pagou, na última segunda-feira, 29, parte de uma dívida cobrada pelo atacante Marton Braithwaite. O dinamarquês tem R$ 7 milhões a receber do clube por conta de luvas atrasadas. Num esforço feito pela diretoria, R$ 5 milhões foram depositados para o jogador.
Apesar do pagamento realizado pelo Grêmio, a relação entre as partes segue estremecida. O clube entende que faltou sensibilidade por parte dos advogados de Braithwaite durante a negociação. Apesar disso, o jogador segue nos planos do Grêmio para 2026.
O dinamarquês chegou ao clube em 2024 e vem se consolidando como uma importante figura ofensiva da equipe. No momento, Braithwaite se recupera de uma lesão no tendão de Aquiles e não entra em campo desde o dia 13 de setembro. A expectativa é que o dinamarquês esteja pronto para iniciar a temporada de 2026 sob o comando do técnico português Luis Castro.
Por fim, Braithwaite não descarta uma saída do Grêmio durante o meio do ano. Aliás, neste sentido, o estafe do jogador já busca possíveis clubes interessados na Europa. Em julho deste ano, o Grêmio garantiu uma ampliação contratual de Braithwaite. Agora o atacante tem vínculo com o clube válido até 2027.
Números de Braithwaite no Grêmio
O jogador chegou ao clube na metade da temporada de 2024 após ter acumulado passagem pelo futebol espanhol. Braithwaite defendeu Leganés, Barcelona e Espanyol antes de chegar ao futebol brasileiro. O acerto com o tricolor gaúcho se deu com a expectativa de recuperar o protagonismo conseguido no futebol europeu.
Em seu primeiro ano no Grêmio, foram 20 jogos disputados, oito gols marcados além de duas assistências. Já em 2025, o dinamarquês marcou mais 15 gols e contribuiu com três assistências em 35 jogos. Por fim, o atacante não balança as redes desde o dia 29 de julho. Naquela ocasião, fez os dois gols do Grêmio na vitória por 2 a 1 sobre o Fortaleza, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.




