Libertadores: Qual o retrospecto do Atlético-MG em finais internacionais?
Antes de mais nada, o Atlético-MG está pela segunda vez em sua história em uma decisão da Libertadores. No sábado, 30, o Galo terá pela frente o Botafogo, em Buenos Aires, em busca de mais um taça continental. A Agência RTI Esporte fez um levantamento sobre as outras vezes em que o clube mineiro disputou decisões internacionais.
A primeira grande decisão do Atlético-MG foi em 1992 e já veio logo com o título. Pela Copa Conmebol, o Galo superou o Olímpia, do Paraguai, e ficou com o título. Na ocasião, o time mineiro venceu o primeiro jogo por 2 a 0 e ficou com a taça mesmo perdendo o segundo jogo, disputado em Assunção.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
No ano seguinte, o Atlético-MG disputou a decisão da Copa Outro, quando enfrentou o Boca Juniors, da Argentina. No entanto, o time mineiro não conseguiu conquistar o título. Os argentinos venceram por 1 a 0 no segundo jogo, em Buenos Aires, e ficaram com a taça depois do empate sem gols na primeira partida.
Em 1995, o Atlético-MG chegou novamente à decisão da Copa Conmebol. Desta vez o Galo acabou superado pelo Rosario Central. Depois de fazer 4 a 0 na ida, o Galo perdeu pelo menos placar na volta, na Argentina, e a decisão foi para os pênaltis. Desta maneira, o Rosario Central acabou vencendo.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
No ano seguinte, o Atlético-MG esteve na disputa da Copa Master da Conmebol e enfrentou o São Paulo em jogo único. O tricolor paulista venceu por 3 a 0 e ficou com a taça da competição. Depois disso, o Galo esteve em mais três decisões internacionais e venceu todas.
Em 1997, o clube mineiro superou o Lanús pela decisão da Copa Conmebol. Na ida, disputada na Argentina, o Atlético-MG venceu por 4 a 1. No jogo da volta, o empate por 1 a 1 garantiu o título para o clube mineiro. Em 2013, o Galo conquistou seu primeiro título de Libertadores ao superar o Olímpia. Depois de ter perdido o primeiro jogo por 2 a 0, o Atlético-MG devolveu o placar em Belo Horizonte e venceu nos pênaltis.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
A última decisão continental do Galo foi em 2014, quando encarou o Lanús na decisão da Recopa Sul-Americana. No primeiro jogo, disputado na Argentina, o Atlético-MG venceu por 1 a 0. Na volta, o Lanús venceu no tempo normal por 3 a 2, mas, na prorrogação, o Galo fez mais dois gols, venceu por 4 a 3 e ficou com a taça.