O PSG não encontrou dificuldades para vencer o Real Madrid, em duelo válido pela semifinal do Mundial de Clubes. Logo, com a vaga na final, o Paris Saint-Germain, pode conquistar o seu segundo título consecutivo sob o comando do espanhol Luís Enrique neste domingo (13), contrao Chelsea.
A equipe francesa desembarcou nos Estados Unidos com o título da Champions League desta temporada. O bom desempenho na principal competição europeia se repercutiu em uma boa campanha no Mundial de Clubes. A saber, o PSG sofreu apenas uma derrota e um gol em sua campanha, no caso, para o Botafogo.
O responsável pelo esquema tático bem definido e pelo bom momento do Paris Saint-Germain é o espanhol Luís Enrique. O técnico chegou ao maior clube francês com a missão de reogranizar o plantel em 2023. Luis Enrique precisou buscar substitutos para Lionel Messi, Neymar e Kylian Mbappé, que foram negociados pelo PSG.
As principais característica do Paris Saint-Germain sob o comando de Luis Enrique são a coletividade do elenco, a pressão alta e um equilíbrio tático.
Luís Enrique antes do PSG
O técnico espanhol chegou à Paris com um currículo de conquistas na Espanha. A saber, Luís Enrique iniciou a sua trajetória como treinador as categorias de base do Barcelona, sendo promovido ao Barcelona B em 2008.
Com a visão de jogo disciplinada, o espanhol ainda somou passagens pela Roma (2011-12) e Celta de Vigo (2013-14), antes de retornar ao time Catalão, desta vez, para atuar com o elenco profissional. Pelo Barça, em 2014, Luís Enrique atingiu o auge do seu sucesso ao conquistar a tríplice coroa, que inclui a La Liga, Copa do Rei, e Champions League na temporada 2014-15.
O espanhol também teve a oportunidade de trabalhar ao lado de Messi, Neymar e Suárez no Barcelona. Vale destacar que foram nove títulos em três temporadas pelo clube, o que o projetou a nível mundial.
Por fim, Luís Enrique ainda assumiu o comando da seleção espanhola em duas passagens, entre os anos de 2018 e 2022. Pela equipe, o técnico levou a Espanha às semifinais da Eurocopa em 2020 e disputou a Copa do Mundo de 2022.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter e Threads




