Destaques

Opinião: A quem interessa a ‘Super Copa Ouro’ de 2025?

Publicado por:

A Concacaf, entidade que comanda o futebol na América do Norte, Central e Caribe, planeja uma super Copa Ouro em 2025. Nos bastidores, Victor Montagliani, empresário bilionário e cientista político, está articulando um torneio com 24 seleções.

Todas as partidas serão realizadas nos estádios sede da Copa do Mundo de 2026: Vancouver, Toronto. Guadalajara, Monterrey, Cidade do México, Seattle, São Francisco, Los Angeles, Kansas City, Dallas, Atlanta, Houston, Boston, Filadélfia, Miami e Nova York.

Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

O “minimundial”, como vem sendo chamado pela imprensa norte-americana, será realizado em meio à um já estrangulado calendário sul-americano. Argentina e Colômbia, campeã e vice da Copa América, seriam as convidadas da América do Sul.

Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook e Twitter.

Apesar da imagem ruim que argentinos e colombianos passaram na final da Copa América, a Concacaf entende que a presença deles servirá para aproximar ainda mais o povo latino, grande consumidor do ‘’soccer”, às vésperas do Mundial de 2026.

Victor Montagliani, que também ocupa uma cadeira de vice-presidente na FIFA, também articula as participações das seleções do Egito, Senegal, Austrália e Japão. Agora, o dirigente tenta convencer Espanha e Portugal a entrarem na festa.

Que loucura!

Fiquei sabendo que as seleções convidadas poderiam levar times alternativos. Poderiam, em outras palavras, até participar com uma equipe Sub-23. O argumento para o ingresso de equipes de outros continentes seria usar o torneio como evento-teste para o Mundial de 2026.

A verdade é que o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, deu aula na Copa América. O chefe do futebol sul-americano deixou a imprensa dos Estados Unidos, México e Canadá com livre acesso às delegações e arenas esportivas utilizadas nas Copa América.

Ele, além disso, esbanjou simpatia e atendeu a todos os veículos de comunicação quando requisitado. Uma fonte, cujo apelido é “Menino do Rio”, me disse que Alejandro Domínguez parou uma divertida pelada com gente graúda em Miami para atender a uma tevê do México.

Plano B!

Caso Argentina e Colômbia recusem o convite da Concacaf, o que seria politicamente incorreto, a ideia seria ter Brasil e Uruguai como Plano B. É impressionante como estamos desvalorizados no cenário do futebol. Nada mais me surpreende. Nada.

Fui informado que a possibilidade empolga a CBF. Apesar do fracasso da seleção brasileira na última Copa América, o alto comando da entidade vê o torneio como uma excelente oportunidade para trazer novos investidores para o Brasil.

Agora, como se estamos sem moral? Explico. A ideia é utilizar a seleção brasileira como isca para atrair parceiros, investidores e patrocinadores para a Copa do Mundo Feminina de Futebol que deverá ser realizada no Brasil em 2027.

Estou me perguntando…

Caso o convite seja aceito, a CBF terá o benefício de mandar uma equipe Sub-23. Isso é bom ou ruim? Dorival Júnior ou Ramón Menezes à frente do time? Vai parar ou não o calendário brasileiro? Teremos uma seleção com a presença dos estrangeiros ou brasileiros?

Fiquei sabendo que as competições ocorrerão ao mesmo tempo: o Super Mundial de Clubes de 15 de junho a 13 de julho, e a Copa Ouro de 14 de junho a 6 de julho. A ideia é promover um grande festival de futebol por Estados Unidos, México e Canadá.

Será que vale tudo para agradar patrocinadores, parceiros, investidores, torcedores e o poder público? Entendo as cifras que o futebol produz, mas é insano esse calendário que está sendo projetado para o ano que vem.

Qual é o apelo que o Super Mundial de Clubes terá em 2025? Como os clubes brasileiros irão se organizar para cumprir um calendário que já conta com a Copa Libertadores da América, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e os Estaduais?

A Copa Ouro tem, sim, que ser disputada pelas seleções da Concacaf. Espero, com toda sinceridade, que a CBF não caia nesta cilada. A FIFA, por mais que goste da ideia, precisa impedir isso. Ela precisa frear essa ideia maluca agora!

(*) Marco Marcondes é jornalista, radialista, ator, diretor de cinema, teatro e televisão, promotor de eventos e CEO da Agência RTI Esporte

Notícia atualizada em 30/07/2024 23:15

Notícias recentes

Eduardo Vargas agenda reunião com a Universidad de Chile; Vitória monitora o jogador

Atacante atuou no Atlético-MG antes de seguir para o Uruguai

01/07/2025

Zenit efetua pagamento e Gerson deixa o Flamengo; saiba detalhes

Gerson será jogador do Zenit, da Rússia

01/07/2025

Victor Cantillo anuncia saída do Huracán e está livre para acertar com o Remo

Colombiano deixou o Huracán e pode agora acertar com a equipe do Remo

01/07/2025

Jorginho será novo camisa 8 do Flamengo? O que pensa a diretoria após a saída de Gerson

Primeiramente, a iminente saída de Gerson para o Zenit abriu espaço simbólico e tático no…

01/07/2025