Antes de tudo, o Vasco pode se sagrar campeão no Maracanã em caso de vitória sobre o Corinthians na final da Copa do Brasil. O último triunfo nacional do Cruzmaltino no estádio aconteceu em distante 7 de novembro de 2009.
Na ocasião, o Vasco derrotou o Juventude por 2 a 1, pelo Brasileirão Série B. A saber, em campo, o Gigante da Colina contou com recorde de público em competições nacionais: 81.904 torcedores.
Vasco: o sentimento não pode parar
A torcida cruzmaltina abraçou o clube após a queda do Vasco ao Brasileirão Série B. Com o lema, “o sentimento não pode parar”, os torcedores promoveram uma bela festa na grande decisão do torneio.
Sob o comando de Dorival Júnior, atualmente no Corinthians, adversário do Vasco na Copa do Brasil, o Cruzmaltino abriu o placar com Adriano no primeiro tempo. O tento levou os torcedores ao delírio, que gritavam “é campeão” no Maracanã.
O Juventude se recuperou nos 45 minutos finais. Irineu, ex-zagueiro do Flamengo, arrancou o empate para o Jaconero em uma cobrança de falta.
O gol marcado pela equipe gaúcha não foi um obstáculo para o Vasco. Logo, com o resultado, o time do Rio de Janeiro adiava a conquista do título, mas garantia o acesso ao Brasileirão Série A.
O triunfo vascaíno aconteceu após falta de Juninho, goleiro do Juventude, em Adriano. O arqueiro empurrou o jogador após levar um lençol dentro da área.
O goleiro do Jaconero foi expulso após o incidente com o atacante vascaíno. Para agravar a situação, o Juventude precisou utilizar um jogador da linha no gol, já que tinha atingido o limite de substituições.
Coube a Mendes assumir a função na meta alviverde. Carlos Alberto, do Vasco, demonstrou tranquilidade em sua cobrança, convertendo o segundo tento para o Cruzmaltino. No placar, 2 a 1.
Por fim, com o triunfo, o Vasco conquistou o seu último título nacional no Maracanã. Depois disso, o Cruzmaltino se sagrou campeão do Carioca no estádio em 2016.




