Quem é Alexandre Mendes, auxiliar técnico de Renato Portaluppi no Grêmio, acusado de violência doméstica?

Cara fechada, discreto e estudioso. São as características mais usadas por quem convive com Alexandre Mendes no dia a dia do Grêmio. Ele trabalha como auxiliar de Renato Portaluppi desde 2005. Porém, a parceria começou dez anos antes no Fluminense.
Durante sua passagem pelo Tricolor das Laranjeiras, Alexandre Mendes integrou a comissão técnica nas conquistas do Campeonato Carioca de 1995 e 2002. Depois disso, resolveu se dedicar aos estudos e se tornou ‘braço direito’ de Renato Portaluppi.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
A primeira experiencia como auxiliar técnico foi no Vasco, em 2005. Na época, Renato e Alexandre evitaram o rebaixamento do Clube de São Januário na Série A do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, a dupla conduziu o time ao vice-campeonato da Copa do Brasil.
Eles, no entanto, ficaram marcados por ficarem à frente da equipe no primeiro rebaixamento do Vasco para a Série B do Campeonato Brasileiro. Logo após a queda, a comissão técnica foi dissolvida pelo então presidente Roberto Dinamite.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter e BlueSky.
Primeiro título com Renato
Renato Portaluppi e Alexandre Mendes foram contratados pelo Fluminense em 2007. Por lá, venceram a Copa do Brasil de 2007 em um elenco estrelado que tinha Fernando Henrique, Luiz Alberto, Roger Machado e Carlos Alberto como astros.
Depois disso, eles trabalharam no Athletico Paranaense, Bahia, Fluminense e Flamengo. Apesar do bom aproveitamento nas três equipes, a dupla não conseguiu títulos. O clube carioca, por exemplo, acabou sendo vice-campeão da Copa Libertadores da América de 2022.
Casamento que deu certo
Em quatro passagens pelo Grêmio, por exemplo, Renato Portaluppi e Alexandre Mendes transformaram o time tricolor em uma máquina de levantar troféus. O auge do trabalho foi entre 2016 e 2020, quando o clube conquistou oito títulos.
A trajetória deles ficou marcada pelas conquistas da Recopa Sul-Americana (2018), a Copa Libertadores da América (2017), a Copa do Brasil (2016), o Campeonato Gaúcho (2018, 2019, 2020, 2023 e 2024) e a Recopa Gaúcha (2019 e 2023).
São 532 jogos, 277, vitórias, 133 empates, 122 derrotas e 60,4% de aproveitamento. Renato Portaluppi, portanto, é o maior técnico da história do clube gaúcho. E Alexandre Mendes esteve na sua comissão técnica em todas essas conquistas.
Entenda o caso
O Grêmio anunciou nesta quinta-feira, 19, o afastamento de Alexandre Mendes, auxiliar técnico, de Renato Portaluppi. Segundo o comunicado divulgado pelo clube, o profissional foi dispensado preventivamente na última terça para tratar de “assuntos pessoais”.
No entanto, Alexandre Mendes é alvo de um inquérito policial por suspeita de violência contra a mulher. A 2ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Porto Alegre, que não vai se manifestar oficialmente, está investigando o caso.
Na última terça-feira, a suposta vítima, publicou fotos e vídeos nas redes sociais nos quais mostra ferimentos e hematomas em algumas partes do corpo que seriam resultado de agressões de Alexandre Mendes. As agressões, segundo a vítima, teriam, ocorrido em 2 de agosto e foi comunicado em 26 de agosto deste ano.