A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou importantes mudanças no calendário do futebol brasileiro para o ano de 2026. Os principais torneios do Brasil vão sofrer alterações, assim como os campeonatos estaduais. Aliás, o presidente da CBF, Samir Xaud, falou sobre as mudanças realizadas pela entidade visando o próximo ano. Antes de mais nada, o mandatário reforçou a importância da realização dos campeonatos estaduais.
“Primeiro que na minha gestão não há possibilidade de acabar com os estaduais. O que queremos é fortalecer essa base ainda mais. Ficamos mais de três meses em cima disso para reorganizar o calendário do futebol brasileiro. O que entregamos hoje acredito que seja o melhor dentro daquilo que nós temos. Dependemos de outros calendários para fazer o nosso. Tenho convicção de que esse é o melhor formato e vamos ver o resultado disso entre 2027 e 2028”, disse Samir Xaud.
O calendário do futebol brasileiro será interrompido entre os meses de junho e julho, quando acontece a disputa da Copa do Mundo de 2026. A expectativa é que muitos jogadores do futebol brasileiro acabem convocados para a disputa da competição. Neste sentido, Samir Xaud tem estreitado os laços com as grandes entidades.
“Tivemos um diálogo muito bom a Conmebol e acreditamos que possa haver uma melhora. Estamos construindo pontes tanto com a Conmebol quanto com a Fifa. As federações brasileiras, a mais prejudicada foi a paulista, mas o presidente compreende aquilo que pretendemos para o futebol brasileiro”, afirmou.
Criação de novo torneio
Além das mudanças nas principais competições do futebol brasileiro, a CBF também anunciou a criação de um novo torneio: a Copa Sul-Sudeste. Com base nas opiniões de Samir Xaud, a ideia é garantir um elevado nível de competição nesta região do país.
“Na verdade, é uma nova competição que procuramos as federações para que eles pudessem também opinar. O que queremos é fomentar o futebol em todos os estados. Nós temos a Copa Verde, a Copa do Nordeste e agora a Copa Sul-Sudeste. Acreditamos que vai ser muito positivo”, finalizou Samir Xaud.
O calendário do futebol brasileiro em 2026 acaba no dia 06 de dezembro. A última competição a ser encerrada é a Copa do Brasil. A competição, que terá final única, acaba no dia 06 de dezembro.




