Santos acerta com Leandro Zago, substituto de Orlando Ribeiro para time Sub-20
Antes de mais nada, o Santos acertou a contratação do técnico Leandro Zago, 43 anos, para comandar o time Sub-20. O jovem comandante teve trabalhos elogiados nas divisões de base do Fortaleza, Atlético-MG, Palmeiras, Guarani, Ponte Preta e Corinthians.
A Agência RTI Esporte apurou que o presidente do Santos, Marcelo Teixeira, estabeleceu possíveis nomes para o lugar de Orlando Ribeiro. A lista do dirigente alvinegro incluía Elano Blumer, Fabio Matias, Leandro Zago e Mauricio Souza.
Leandro Zago estava livre no mercado da bola desde setembro de 2023, quando deixou o comando da Portuguesa de Desportos. O acerto foi rápido com o Peixe, que definiu amigavelmente o desligamento do antigo treinador da base.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Orlando Ribeiro, que havia chegado na Baixada Santista em 2022, acabou não resistindo ao fiasco do Santos no Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Na última quarta-feira, 25, o time alvinegro foi goleado por 4 a 1 pelo Cuiabá.
Antes, no primeiro semestre, Orlando Ribeiro não conseguiu títulos no comando do time paulista. Com ele no comando, o Santos sucumbiu na Copa São Paulo de Futebol Júnior, no Campeonato Brasileiro Sub-20 e no Campeonato Paulista Sub-20.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter e BlueSky.
Ainda segundo apurou a reportagem, Leandro Zago tinha oferta para trabalhar no Oriente Médio. Nos últimos dias, recebeu proposta para comandar uma equipe que disputa a segunda divisão da Arábia Saudita. No entanto, recusou o convite após ser contatado pelo Santos.
Entrevistado pelos dirigentes do Santos, em processo comandado pelo CEO Paulo Bracks e o diretor executivo Edu Dracena, demonstrou bom conhecimento do elenco de juniores. Suas ideias convenceram os dirigentes a fechar o acordo.
Leandro Zafgo é conhecido por ser um “treinador ofensivo”, que “busca o gol o tempo todo”, “valoriza a posse de bola” e cobra “equilíbrio defensivo” de seus comandados. Seus times, por exemplo, atuam preferencialmente no sistema 4-3-3.