Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Seleção brasileira: Conheça Alexsandro, do Lille, pré-convocado por Carlo Ancelotti Ex-catador de latinhas, hoje titular na Ligue 1 e na Champions, zagueiro entra no radar do italiano

Antes de tudo, a trajetória de Alexsandro Victor de Souza Ribeiro, zagueiro do Lille, chama a atenção pela superação e destaque no futebol europeu. Nascido em 9 de agosto de 1999, no Rio de Janeiro, ele começou sua carreira nas categorias de base do Flamengo, onde atuou entre 2014 e 2016.

Posteriormente, mudou-se para o Resende antes de abraçar a aventura em Portugal. Em seguida, após passagens por clubes como SC Praiense, Amora e Chaves, o zagueiro chegou ao Lille em 2022. Desde então, consolidou-se como peça fundamental na defesa da equipe francesa acumulando 112 partidas.

Publicidade

Na temporada 2024/2025, por exemplo, acumulou 30 partidas na Ligue 1. Nesse ínterim, teve uma média de 76,91 passes por jogo e uma taxa de acerto de 91,24%. Na Champions League, além disso, o jogador de 25 anos também mostrou qualidade tendo feito 10 jogos.

Nesse sentido, o desempenho do zagueiro, numa época em que fez um total de 47 partidas, 4.186 minutos, marcou um gol e foi autor de 4 assistências, chamou a atenção de Carlo Ancelotti, recém-nomeado técnico da seleção brasileira. Assim, Alexsandro acabou sendo incluído na lista de pré-convocados para à próxima Data Fifa.

Alexsandro trabalhou como feirante e catador de latinhas para ajudar a família

Antes de tudo, a ascensão de Alexsandro é ainda mais notável considerando os desafios enfrentados fora dos gramados. Aos 18 anos, sem clube, trabalhou como feirante e catador de latinhas para ajudar financeiramente sua família. Atualmente, aos 25 anos, é reconhecido como um dos principais zagueiros da Ligue 1.

Publicidade

Similarmente, com 1,91m de altura e destro, a cria do Flamengo destaca-se pela força física, ambidestria e liderança em campo. Sua evolução técnica e tática o torna uma opção promissora para a defesa da seleção brasileira sob o comando de Carlo Ancelotti.

Por fim, a possível convocação de Alexsandro representa não apenas o reconhecimento de seu talento, mas também a valorização de histórias de superação no futebol. Sua jornada inspira e reforça a importância de oportunidades e perseverança no esporte.

*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal

plugins premium WordPress

AdBlock

Publicidade
8XBet
Publicidade
8XBet