Antes de mais nada, o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, abriu conversas com o Grêmio para contratar o lateral-esquerdo Pedrinho. O jogador, de apenas 18 anos, pode deixar o clube sem nunca ter sido aproveitado pelo técnico Mano Menezes.
A Agência RTI Esporte apurou que o clube ucraniano sinalizou com uma proposta de 7 milhões de euros (R$ 44,6 milhões, na cotação atual) para adquirir os direitos econômicos do jovem nesta janela de transferências. O valor, aliás, ficou muito abaixo da multa rescisória estabelecida pelo Grêmio.
Pedrinho vem sendo considerado uma das principais revelações da base tricolor nesta temporada. Com atuações de destaque, ele disputou 32 partidas, marcou dois gols, fez três assistências e totalizou, até o momento, 2.341 minutos em campo.
Apesar disso, a ascensão ao elenco principal não parecia próxima. Isso porque a posição conta com concorrência consolidada entre Marlon Xavier, Lucas Esteves e Luan Cândido. O último, aliás, também deve deixar o Tricolor Imortal.
Ainda segundo apurou a reportagem, o empresário do jogador, Pablo Bueno, tem grande entrada nos bastidores de clubes Bulgária, Rússia e Ucrânia. O agente, inclusive, possui bom relacionamento com dirigentes do Shakhtar Donetsk.
Internamente, a diretoria tricolor não enxerga obstáculos para a saída do jogador. Pelo contrário, a negociação é considerada positiva diante da chance de reforçar os cofres do clube. Além disso, a avaliação é de que Pedrinho dificilmente teria espaço entre os profissionais.
Qual o valor da multa rescisória de Pedrinho no Grêmio?
Antes de tudo, Pedro Gabriel, lateral-esquerdo conhecido como Pedrinho, tem contrato com o Grêmio até junho de 2028. A multa rescisória é de 100 milhões de euros (R$ 637 milhões). O jogador, vale ressaltar, assinou seu primeiro contrato profissional em abril de 2025.




