Thiago Silva na Seleção Brasileira? Saiba o rendimento do zagueiro do Fluminense em comparação com os atuais convocados

Desde o retorno ao Fluminense, Thiago Silva fez a defesa tricolor subir de nível na temporada. Não só pela experiência do zagueiri, mas também, nos números de cada partida. Apesar da eliminação na Copa do Brasil para o Juventude nas oitavas de final, o jogador de 39 anos foi fundamental na classificação às quartas de final da Copa Libertadores.
Além disso, aparece como um dos principais jogadores para a arrancada do time na luta contra o rebaixamento na Série A do Campeonato Brasileiro. Diante desse canário, será que Thiago Silva ainda tem espaço na Seleção Brasileira? No que depender de Dorival Junior, não só o zagueiro do Fluminense, como qualquer outro jogador que esteja atuando em alto nível, tem chances de vestir a Amarelinha.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
“Não descarto nenhuma convocação, independente de idade e clube. Acredito que todas as observações que estão sendo feitas são para nos dar a maior segurança possível”, afirmou o técnico da Seleção Brasileira durante entrevista coletiva no dia da convocação.
A Agência RTI Esporte fez um levantamento dos números de Thiago Silva no retorno ao Brasil. Além disso, comparou o desempenho do defensor do Fluminense com os nomes chamados por Dorival para a zaga. Nesse caso, a avaliação vai levar em consideração os rendimentos de Marquinhos, Gabriel Magalhães, Beraldo e Fabrício Bruno. Cortado por conta de uma lesão muscular, Éder Militão está fora desta lista.
Vale lembrar que os dados utilizados são do site alemão “Transfermarkt”, especializado em análise de dados e mercado da bola. Por fim, para uma avaliação mais justa, serão observados os 10 primeiros jogos de cada jogador. Esse é o número de partidas que Thiago Silva realizou, desde o retorno ao Fluminense.
Thiago Silva | Fluminense
Thiago Silva fez sua reestreia com a camisa do Fluminense na vitória por 1 a 0 sobre o Cuiabá, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Pela competição nacional, o capitão tricolor entrou em campo em sete oportunidades e o time ainda não levou gols até aqui.
Pelas Copas Libertadores da América e do Brasil, dois cenários opostos. Enquanto na competição sul-americana, o Fluminense garantiu a classificação às quartas de final, no torneio nacional, o time foi eliminado nas oitavas de final. Juntando os dois campeonatos, foram três jogos disputados com três gols sofridos (dois para o Juventude, na Copa do Brasil, e um para o Grêmio, na Libertadores).
Ao todo, o aproveitamento de Thiago Silva com a camisa do Fluminense é de 83,3%, com oito vitórias, um empate e uma derrota. Com o camisa 3 em campo, o Fluminense sofreu apenas cinco gols, nesse período.
Marquinhos | Paris Saint-Germain
Companheiro de Thiago Silva no Paris Saint-Germain por oito temporadas, Marquinhos teve um ótimo início de temporada 2023/2024*. Nos 10 primeiros jogos com a camisa do time francês, o zagueiro conquistou seis vitórias, além de três empates e uma derrota.
Disputando o Campeonato Francês e a UEFA Champions League, nesse período, o aproveitamento foi de 70%. Com Marquinhos em campo, o PSG sofreu oito gols.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter e BlueSky.
Gabriel Magalhães | Arsenal
Titular da Seleção Brasileira sob o comando de Dorival Junior, Gabriel Magalhães teve desempenho semelhante ao de Marquinhos nos 10 primeiros jogos da temporada passada*. O zagueiro do Arsenal conquistou sete vitórias, três empates e perdeu, apenas, uma partida. Um aproveitamento de 80%.
Com o zagueiro brasileiro em campo, a equipe londrina sofreu 11 gols, entre partidas válidas pelo Campeonato Inglês e pela Liga dos Campeões.
Beraldo | Paris Saint-Germain
Contratado pelo Paris Saint-Germain no meio da temporada 2023/2024*, Lucas Beraldo não demorou para se firmar na equipe francesa. Entre os convocados é o que tem melhor rendimento no recorte de 10 jogos iniciais. O ex-zagueiro do São Paulo teve um aproveitamento de 93,3% nesse período.
Beraldo conquistou nove vitórias e um empate, quando esteve em campo. Vale ressaltar, ainda, que o Paris Saint-Germain sofreu, apenas, seis gols.
Fabrício Bruno | Flamengo
O zagueiro Fabrício Bruno era um dos cotados na primeira lista de convocados de Dorival Junior para as Eliminatórias. O jogador do Flamengo, no entanto, só acabou chamado devido a lesão de Éder Militão. Mas a ausência inicial não tem relação com o desempenho do jogador na temporada.
Nos 10 jogos iniciais – todos pelo Campeonato Carioca -, Fabrício Bruno conquistou oito vitórias e dois empates. Um aproveitamento de 86,6% nos primeiros jogos da atual temporada. Nesse período, com o zagueiro em campo, o Flamengo não levou gols.
*Para os casos de Marquinhos, Gabriel Magalhães e Lucas Beraldo foram utilizados os 10 jogos iniciais da temporada 23/24, de cada jogador, porque na atual temporada, nenhum deles realizou esse números de partidas