Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Tragédia no Rio Grande do Sul: conheça a estratégia da CBF caso o Campeonato Brasileiro seja suspenso

O futebol brasileiro pode sofrer uma grande alteração no seu calendário nesta temporada. Isso porque Grêmio, Internacional e Juventude solicitaram à CBF (Confederação Brasileira de Futebol), a suspensão de todos os jogos em que estão presentes pelos próximos 20 dias. Vale lembrar que os três clubes juntos disputam competições como Campeonato Brasileiro da Série A, Copa do Brasil, e internacionalmente a Libertadores da América e Sul-Americana.

Os clubes, assim como a população do Rio Grande do Sul, estão sofrendo com as chuvas que causaram danos históricos e fazem com que o estado sofra a sua maior tragédia da história. Vale lembrar que 364 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul sofreram e sofrem algum tipo de dano neste período. Além disso, os clubes estão com as atividades suspensas e com centro de treinamentos e estádio completamente alagados, como a Arena do Grêmio e o Beira-Rio.

Publicidade
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

Vale lembrar que as três equipes do Rio Grande do Sul não atuaram na 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além disso, o confronto de ida pela terceira fase da Copa do Brasil entre Internacional e Juventude, foi adiado. Recentemente a Conmebol se manifestou adiando os confrontos do Grêmio e Internacional pela Copa Libertadores da América e Sul-Americana, respectivamente.

A Agência RTI Esporte apurou que, internamente a CBF trabalha com a possibilidade real de suspender as partidas do Campeonato Brasileiro. O pensamento é parar a competição depois da 6ª rodada. Mas se isso acontecer, a 6ª rodada seria incompleta sem os jogos envolvendo Atlético-MG x Grêmio e Internacional x Juventude. Assim, com a paralização, levando em consideração os 20 dias de suspensão, pelo menos três rodadas do Campeonato Brasileiro deixariam de ser disputadas neste período, além dos confrontos válidos pela volta da terceira fase da Copa do Brasil.

Se a suspensão for confirmada, a CBF trabalha com a possibilidade de realizar os jogos da 7ª, 8ª e 9ª rodadas durante o período de data FIFA. A próxima parada está prevista para acontecer entre os dias 3 e 11 de junho. Com isso, o prejuízo técnico seria menor. Vale lembrar que esse também será o período reservado para a preparação da Seleção Brasileira para a disputa da Copa América.

Diferente das datas FIFA, o Campeonato Brasileiro não será paralisado ao longo da Copa América. Assim sobrariam mais três datas FIFA, até o final do ano, para colocar os jogos em dia. A CBF também discute a possibilidade de paralisar completamente o futebol brasileiro suspendendo jogos de outras divisões.

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebook e Twitter.

Por fim, vale lembrar que o Rio Grande do Sul tem representante em outras duas divisões do Campeonato Brasileiro. Na Série C, o Ypiranga teve jogo adiado com o Volta Redonda no último final de semana. Além disso, na Série D, Novo Hamburgo, Brasil de Pelotas e Avenida representam o estado e também sofrem com os danos causados pelas chuvas.

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.