Vasco discute a contratação de Tiago Ilori, ex-Liverpool, livre no mercado da bola
O Vasco não conseguiu contratar um zagueiro após o fim da janela de transferências do meio do ano. Contudo, uma brecha no regulamento da Série A do Campeonato Brasileiro permite que atletas livres no mercado da bola possam ser inscritos para atuar na elite até o dia 9 de setembro, podendo substituir no máximo oito jogadores até o dia 20 deste mês.
A Agência RTI Esporte apurou que um dos nomes cujo perfil agrada a diretoria vascaína é o de Tiago Ilori, de 31 anos, que está sem clube. Ele ficou livre no mercado da bola logo após deixar o Belenenses, de Portugal. O defensor não chegou a um acordo financeiro para ampliar o vínculo e, por isso, optou em dar sequência à carreira em outra equipe.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Na última temporada, por exemplo, Tiago Ilori disputou apenas oito partidas pelo Belenenses. Embora tenha sido contratado com status de titular a pedido de Bruno Dias, então técnico do clube, em junho de 2023, o jogador teve problemas de relacionamento com os treinadores que vieram em seguida: Vasco Faísca e Mariano Barreto.
Segundo fontes próximas ao estafe do atleta, ele gosta da ideia de defender o Vasco e estaria muito animado com a possibilidade de atuar no Brasil, ainda mais em uma equipe com raízes portuguesas. Além disso, Tiago Ilori vem realizando pré-temporada por conta própria em Lisboa, em Portugal, com ajuda de uma equipe multidisciplinar.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter e BlueSky.
Ainda segundo apurou a reportagem, o processo de preparação está sendo levado a sério pelo jogador. Isso porque Tiago Ilori acumulou ao longo da carreira bons índices técnicos e físicos durante os testes de pré-temporada nos clubes por onde passou. No momento, o português está bem fisicamente, segundo pessoas próximas ao zagueiro.
Com carreira consolidada no futebol europeu, Tiago Ilori surgiu nas categorias de base do Estoril Praia, de Portugal. Se destacou com as camisas do Sporting, de Portugal e Reading, da Inglaterra. Além disso, atuou por Liverpool, Aston Villa, Bordeaux, Lorient, Granada, Boavista, Paços de Ferreira e Belenenses.