O Botafogo acertou a contratação do volante Danilo, de 24 anos. O atleta estava no Nottingham Forest, da Inglaterra, e agora é aguardado no Rio de Janeiro durante a semana. Danilo assina vínculo com o Glorioso válido até junho de 2029. Assim, o valor total da negociação pode chegar aos 22 milhões de euros (cerca de 142,7 milhões na cotação atual), fazendo Danilo se tornar o reforço mais caro da história do Botafogo.
Parte dessa quantia vai para o Palmeiras, que ajudou no processo de formação de Danilo. O jogador defendeu o alviverde entre os 17 e 21 anos. Assim, com base no mecanismo de solidariedade da Fifa, o Palmeiras terá direito a 2,5% do valor total da negociação.
A entidade compensa financeiramente clubes formadores de atletas. O valor chega, no máximo, a 5% do total da negociação. Esse valor é distribuído entre os clubes que o jogador defendeu entre os 12 e 23 anos. Aliás, entre os 17 e 21, justamente o período em que Danilo esteve no Palmeiras, o clube tem direito a 0,5% por temporada.
Assim, tendo como base os 22 milhões de euros, o Palmeiras tem direito a 550 mil euros (aproximadamente R$ 3,5 milhões na cotação atual). O valor vai cair nos cofres do clube assim que a negociação for sacramentada e o Botafogo depositar a quantia para o Nottingham Forest.
Carreira de Danilo
Nascido em Salvador, Danilo começou a carreira nas categorias de base do Bahia, tendo passado também por Jacuipense e PFC Cajazeiras. O atleta chegou ao Palmeiras em 2018. Aliás, em sua passagem pelo clube, conquistou duas vezes a Copa Libertadores, além de Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Recopa Sul-Americana.
Com o destaque no futebol brasileiro, Danilo acabou negociado com o Nottingham Forest. O jogador estava a caminho de sua terceira temporada no futebol inglês. Por fim, o melhor momento foi vivido em 2023/24, quando marcou três gols e deu duas assistências em 34 partidas.




