Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Finalista da Copa América, Arias alcança marca individual no futebol sul-americano

Campeão da Copa Libertadores da América e da Recopa Sul-Americana, ambas pelo Fluminense, Jhon Arias pode acabar com um jejum da Seleção Colombiana de 23 anos sem conquistar a Copa América. Em busca do primeiro título defendendo as cores do seu país, o meia-atacante tricolor já alcançou uma marca individual importante no futebol sul-americano: chegou a todas as finais possíveis para um atleta que atua no continente. E o tempo, também, impressiona.

Em apenas oito meses, Arias disputou as decisões da Copa Libertadores da América, do Mundial de Clubes, da Recopa Sul-Americana e, agora, da Copa América. Caso conquiste o título da competição de seleções, no próximo domingo (14), às 21h (horário de Brasília), diante da atual campeã do Mundo e do torneio Argentina, o jogador colombiano terá conquistado três das quatro competições dessa lista.

Publicidade
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

A Agência RTI Esporte fez um levantamento dos números do jogador em cada uma das competições e sua importância para as campanhas do Fluminense e da Seleção da Colômbia. Confira:

  • Copa Libertadores da América

Na campanha do título inédito do Fluminense na Copa Libertadores da América, em 2023, Jhon Arias teve papel fundamental na equipe comandada por Fernando Diniz. O colombiano participou dos 13 jogos do Tricolor na competição, em que marcou dois gols (na goleada sobre o River Plate por 5 a 1, no Maracanã) e deu três assistências.

  • Recopa Sul-Americana

O meia-atacante foi o responsável direto pelo título do Fluminense da Recopa Sul-Americana, diante da LDU (EQU). Depois da derrota por 1 a 0, na altitude de Quito, o Tricolor precisava vencer o jogo de volta, no Maracanã, por dois gols de diferença. E Jhon Arias foi o responsável pelos gols da vitória por 2 a 0, que garantiram o caneco.

  • Mundial de Clubes

No Mundial de Clubes, outra participação direta para levar o Fluminense à decisão contra o Manchester City. Na semifinal contra o Al-Ahly, do Egito, vitória por 2 a 0 e Jhon Arias marcou o primeiro gol do jogo, em cobrança de pênalti. Apesar do vice-campeonato, o colombiano foi eleito o terceiro melhor jogador da competição.

  • Copa América

Pela Seleção Colombiana, Arias atuou em todos os jogos da equipe na Copa América. Mesmo sem ter marcado gols nessas cinco partidas, o camisa 11 já anotou duas assistências na competição.

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebook e Twitter.

Pelo lado do Fluminense, o sucesso do jogador pode render bons frutos para os cofres do clube. Como antecipou a Agência RTI Esporte, o West Ham (ING) enviou uma proposta milionária para tirar Arias do Tricolor Carioca, mas o presidente Mario Bittencourt ainda vai conversar com o jogador para convencê-lo de permanecer no clube.

Em meio às especulações e propostas para deixar o Fluminense, Arias renovou o contrato com o clube em janeiro do ano passado e ampliou o seu vínculo até junho de 2026. Além do aumento salarial, o Tricolor subiu a multa rescisória para 50 milhões de euros (cerca de R$295 milhões, na cotação atual) para clubes do exterior.

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.