Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Diniz, Sampaoli ou Renato: Quem é o favorito para substituir Fernando Seabra no Cruzeiro?

Antes de mais nada, técnico Fernando Seabra não ficará no Cruzeiro em 2025. Em meio a rumores sobre a contratação de um substituto, a diretoria celeste já começou a planejar seu futuro sem o jovem treinador na Toca da Raposa.

A Agência RTI Esporte apurou que o presidente Pedro Lourenço tem três favoritos claros, com características diferentes, para assumir o comando do Cruzeiro: Fernando Diniz, Jorge Sampaoli e Renato Portaluppi. A ideia inicial é que um deles seja contratado para treinar a Raposa a partir da próxima temporada.

Publicidade

O vínculo de Fernando Seabra com o Cruzeiro pode ser encerrado a qualquer momento. Isso porque é contratado dentro das normas de CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Apesar de o diretor executivo do Cruzeiro, Alexandre Mattos, jurar de pé juntos que o treinador está seguro no cargo, o dirigente jamais confirmou que o treinador seguirá no Cruzeiro em 2025.

Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

Oficialmente, Alexandre Mattos nega que tenha conversado com o estafe de Fernando Diniz, Jorge Sampaoli e Renato Portaluppi. O dirigente, aliás, é conhecido por ter um ‘modus operandi’ bem peculiar, que é a adoção do silêncio absoluto.

Publicidade
BR4BET - Experimente as melhores apostas esportivas na Br4bet

Alexandre Mattos faz seu planejamento com três ou quatro nomes em pauta. Além disso, pressiona quem ele está negociando a aceitar. E a equipe dele tem o hábito de soltar de propósito alguns nomes para a imprensa. A ideia é dar tempo de fechar com outros ou testar a popularidade de algum treinador junto à torcida. Sem uma palavra oficial do dirigente, alguns veículos de comunicação têm visto com desconfiança essa permanência de Fernando Seabra.

Ainda segundo apurou a reportagem, Alexandre Mattos, apesar de prestigiar o trabalho da atual comissão técnica, vem trabalhando na sucessão de Fernando Seabra e tem como alvos Fernando Diniz, Jorge Sampaoli e Renato Portaluppi.

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebookTwitter e BlueSky.

Pedro Lourenço e Alexandre Mattos negam com veemência contato com outros treinadores. No entanto, os dirigentes se movimentam nos bastidores para contratar um novo profissional e avaliam todos os detalhes dos últimos trabalhos para serem assertivos na escolha.

O que os dirigentes pensam sobre Diniz, Sampaoli e Renato?

Ex-técnico da Seleção Brasileira, Fernando Diniz conquistou a Copa Libertadores da América e a Recopa Sul-Americana pelo Fluminense. O trabalho dele, porém, demanda tempo para poder rende devido ao jogo aposicional. Apesar de o time com característica a troca de passes, a forma de movimentação é única.

Além disso, o treinador é considerado um excelente gestor de recursos humanos e tem uma relação próxima com seus comandados. Pesa contra ele, por exemplo, a incosistência nos trabalhos em clubes como, Athletico Paranaense, São Paulo, Santos e Vasco.

Por outro lado, Jorge Sampaoli forma equipes com posta avançada, um alto volume de chances criados e muita movimentação, predicados que agradam muito o torcedor celeste. Alexandre Mattos, por exemplo, é entusiasta da contratação.

O dirigente o contratou para o Atlético-MG em 2020. Depois disso, tentou leva-lo para o Vasco neste ano através da 777 Partners. O estilo de jogo e o temperamento enérgico também são vistos como pontos ideais para o projeto do clube. No entanto, o trabalho sem títulos no Flamengo vem sendo considerado como algo negativo pelo Cruzeiro.

Por fim, Renato Portaluppi é elogiado por todos os jogadores que comandou. Eles ressaltam a confiança trazida pelo técnico, falam sobre a já conhecida forma de conduzir o grupo de maneira transparente e serena. No dia a dia, o treinador não pede para seus jogadores “serem encantadores em campo”.

Ele, assim como Jorge Jesus, Abel Ferreira e Artur Jorge, treina o time. Repassa seus conceitos um por um. E depois cobra resultados internamente. Multicampeão pelo Grêmio, o treinador está no clube desde 2022. Seu contrato termina no fim da atual temporada. Apesar do bom relacionalmento com a diretoria, exige reforços ‘graúdos’ para seguir no Tricolor Imortal em 2025.

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.