Saiba quais jogadores do Botafogo já disputaram a Copa Intercontinental da Fifa
Antes de mais nada, o Botafogo vai disputar pela primeira vez em sua história a Copa Intercontinental da Fifa. O Glorioso será o representante da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) no torneio depois de ter conquistado a Copa Libertadores da América.
No elenco alvinegro, três jogadores já tiveram a oportunidade de disputar a competição, que anteriormente era chamada de Mundial de Clubes. No atual elenco do Botafogo, o zagueiro Pablo, o lateral direito Rafael e o meia Eduardo já tiveram a oportunidade de disputar essa competição na carreira.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
Desses três, apenas Rafael conquistou a taça. O título veio em 2008, quando o lateral defendia o Manchester United, da Inglaterra. Naquele período, Rafael vivia a sua primeira temporada no futebol europeu logo após ter deixado o Fluminense.
O jogador não participou da conquista da Liga dos Campeões, mas defendeu o Manchester United no Mundial. Na primeira partida, quando o time inglês venceu o o Gamba Osaka, do Japão, por 5 a 3, Rafael não entrou em campo. Na decisão do torneio, o Manchester United enfrentou a LDU, do Equador, e Rafael atuou por 85 minutos.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
O lateral ajudou a equipe a vencer por 1 a 0 e conquistou o título do Mundial de Clubes. Rafael, no entanto, não deve atuar pelo Botafogo na atual edição da competição, já que busca uma melhor forma física após lesão. Outro jogador do atual elenco do Botafogo que disputou o Mundial foi o meia Eduardo.
Em 2019, o atleta defendia o Al-Hilal, da Arábia Saudita e participou de três partidas. Eduardo foi titular na vitória por 1 a 0 sobre o Espérance, da Tunísia, na fase de quartas de final. Da mesma maneira, o jogador enfrentou o Flamengo, na semifinal, mas o Al-Hilal acabou perdendo por 3 a 1.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Na disputa pelo terceiro lugar, Eduardo foi novamente titular, desta vez contra o Monterrey, do México. No empate pelo placar de 2 a 2, o jogador teve participação decisiva, tendo marcado um gol e ainda contribuído com uma assistência. No entanto, o Al-Hilal saiu derrotado na disputa por pênaltis.
Em 2023 foi a vez do zagueiro Pablo disputar o Mundial. No período, o atual defensor do Botafogo defendia o Flamengo. Depois de ter ficado fora da derrota por 3 a 2 para o Al-Hilal, Pablo atuou contra o Al-Ahly, em jogo que valia o terceiro lugar. O zagueiro jogou apenas quatro minutos na vitória do Flamengo por 4 a 2.