Botafogo terá economia superior a R$ 3 milhões em salários com saída de jogadores no final do ano
Antes de mais nada, o Botafogo planeja enxugar a folha do departamento de futebol no final da temporada. Internamente há o entendimento que a medida irá aumentar a margem de investimento para contratar jogadores de classe internacional em 2025.
A Agência RTI Esporte apurou que John Textor, sócio majoritário da SAF Botafogo, calcula uma econômica de cerca de R$ 3,6 milhões com as saídas de seis jogadores. Os nomes fazem parte de uma lista preliminar feita pelo investidor, mas a decisão final caberá ao técnico Artur Jorge.
O calculo já considera oito jogadores em fim de contrato: Gatito Fernández, Rafael Silva, Adryelson, Pablo Castro, Fernando Marçal, Óscar Romero, Carlos Eduardo e Jeffinho. Desta lista, apenas três podem seguir no clube no ano que vem.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Gatito Fernández é um dos capitães do elenco alvinegro. Além disso, conta com grande prestígio junto a John Textor, Artur Jorge e, principalmente, à torcida. Embora esteja longe de sua forma ideal, é visto internamente como nome importante no dia a dia do clube.
Adryelson, por exemplo, chegou por empréstimo do Olympique Lyon, da França. A Eagle Football, holding de John Textor, tenta salvar o clube da falência. Para isso, precisa fazer caixa com venda de jogadores e o zagueiro está nesta lista.
O retorno de Adryelson foi considerada estratégica por John Textor. A ideia era valorizá-lo na vitrine alvinegra para conseguir negociá-lo no começo de 2025. No entanto, os planos foram por água abaixo. Isso porque Bastos e Alexander Barboza são titulares absolutos da zaga.
Os vencimentos de Adryelson são divididos entre Botafogo e Olympique Lyon. A extensão do empréstimo por mais seis meses é um caminho que agrada ao estafe do jogador. As partes, porém, só trataram do tema após a final da Copa Libertadores da América.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Ainda segundo apurou a reportagem, John Textor está no mercado da bola avaliando nomes, sobretudo, em clubes da Europa. Ainda não há um número exato de reforços que serão contratados. Mas a lista de dispensa servirá para nortear o trabalho dos scouts do Botafogo.
Um zagueiro e um meia-ofensivo estão entre as prioridades, mas a diretoria alvinegra entende que vai precisar repor outras posições em função dos jogadores que não terão seus vínculos renovados a pedido da comissão técnica.
De acordo com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), a primeira janela de transferências será de 02/01 a 28/02. Já a segunda janela de transferências será de 02/06 a 10/06, enquanto a terceira janela de transferências ficará aberta de 10/07 a 02/09.