Vasco: Relembre os 5 maiores retornos de ídolos ao clube
Antes de mais nada é necessário afirmar que todo time grande alcança o seu apogeu quando consegue a combinação perfeita entre ídolos e títulos importantes. Desse jeito, é possível afirmar que o Vasco da Gama conquistou esse mais alto nível em muitos momentos ao longa sua vitoriosa história.
Aliás, é praticamente impossível para a memória humana, mesmo para o mais fanático torcedor, se recordar de todos os momentos importantes protagonizado por cada um dos ídolos que vestiram a camisa do Gigante da Colina.
Afinal de contas, o Vasco conquistou quatro vezes o Campeonato Brasileiro, uma Copa do Brasil, a Libertadores da América, além de uma infinidade de outros títulos com a participação de nomes importantes.
Por isso, a Agência RTI Esportes preparou uma lista com o Top-5 dos retornos de ídolos ao clube de São Januário. Nossa seleção conta com Roberto Dinamite, Edmundo, Juninho Pernambucano, Romário e Sorato.
Conteúdo
#1 Roberto Dinamite #2 Edmundo #3 Juninho Pernambucano #4 Romário #5 Sorato |
#1 Roberto Dinamite
Revelado pelo Vasco da Gama, Roberto Dinamite alcançou o posto de maior ídolo da história do clube graças aos seus gols e a grande identificação com a torcida. Vale lembrar que Dinamite chegou no Vasco antes mesmo de completar 14 anos para atuar nas categorias de base do clube.
Roberto trocou São Januário pelo Barcelona em 1980, mas a passagem pela Espanha durou apenas alguns meses com 11 e três gols marcados. Enquanto estava na Europa, o Flamengo fez consulta e ficou perto de contratar o jogador, mas Roberto optou pelo retorno para o Vasco da Gama.
O jogador foi recebido com uma grande festa da torcida e naquele ano marcou 22 gols pelo clube. Com um casamento perfeito com o Gigante da Colina, Roberto Dinamite eternizou seu nome com mais de 700 gols pelo Vasco.
Além disso, ele é até hoje o maior artilheiro do Campeonato Brasileiro com 190 gols, e do Campeonato Carioca com 279 gols marcados. Pelo clube, Roberto foi duas vezes campeão brasileiro, seis vezes campeão carioca e somou mais de 20 títulos.
#2 Edmundo
Revelado nas categorias de base do Vasco da Gama, Edmundo nunca escondeu de ninguém que sempre foi torcedor do clube. Aliás, entre categoria de base onde passou pelo Botafogo e profissional, Edmundo soma cinco passagens por São Januário.
Mas é possível destacar que o seu “maior” retorno para o clube aconteceu em 1996. Vale lembrar que Edmundo foi um dos principais nomes na conquista do Campeonato Brasileiro de 1997 e depois disso foi negociado com a Fiorentina.
O problema é que o animal não foi bem e retornou em 1999 com o Gigante da Colina pagando 15 milhões de dólares na negociação. Nesse ínterim, Edmundo conquistou o Campeonato Brasileiro de 1997, o Campeonato Carioca de 1992 e 2003, além do torneio Rio-São Paulo de 1999. Outro detalhe é que na visão de muitos torcedores, o animal ocupa o posto de segundo maior ídolo da história do clube.
#3 Juninho Pernambucano
Juninho Pernambucano está eternizado na história do Vasco em função das suas ótimas atuações e identificação com a camisa do Gigante da Colina. Mas toda vez que se fala do jogador, a primeira coisa que vem na cabeça do torcedor é o gol diante do River Plate em pleno Monumental, em Buenos Aires.
Antes de mais nada, é preciso lembrar que a primeira passagem do jogador por São Januário aconteceu entre 1995 e 2001, quando Juninho chegou desconhecido vindo do Sport e saiu como ídolo. Depois disso, ele retornou com muita festa em 2011 para ser novamente campeão, desta vez da Copa do Brasil.
Pelo Vasco, Juninho conquistou o Campeonato Brasileiro de 1997 e 2000. Além disso, venceu a Libertadores da América em 1998, a Copa Mercosul em 2000, e ainda conquistou o Campeonato Carioca de 1998 e o Rio-São Paulo de 1999.
#4 Romário
Revelado pelo Vasco da Gama, Romário marcou 385 gols pelo clube e se tornou o segundo maior artilheiro do Gigante da Colina, ficando atrás apenas de Roberto Dinamite. Aliás, o Vasco foi o clube onde Romário marcou mais gols.
Vale lembrar que o Baixinho chegou no Vasco em 1981 para atuar no Sub-17, após surgir na base do Olaria. A sua estreia como profissional aconteceu em 1985, depois de explodir no Brasil o craque se mudou para o PSV da Holanda.
Na Europa Romário conquistou se tornou melhor do Mundo, ganhou a Bola de Ouro e acumulou polêmicas. Além disso, conquistou o Tetra para o Brasil em 1994. O detalhe é que o gênio da pequena área retornou para o clube no ano 2000 para conquistar o título que faltava, o Campeonato Brasileiro.
Romário que gostava de boas brigas, trocou o Flamengo pelo Vasco e o resultado foi o melhor possível, o baixinho até hoje é lembrado por comandar a maior virada da história do futebol na vitória por 4 a 3 diante do Palmeiras, na final da Mercosul, dentro do Palestra Itália. Pelo Vasco, ele ainda conquistou o Campeonato Carioca de 1987.
#5 Sorato
Agnaldo Luiz Sorato é com certeza um dos grandes ídolos da história do Vasco, afinal de contas foi dele o gol do título brasileiro de 1989. O centroavante foi revelado pelo Vasco, e fez a sua estreia entre os profissionais em 1988.
Vale lembrar que Sorato teve duas ótimas passagens pelo clube, a primeira entre 1987 e 1992 e a segunda entre 1997 e 1998. O detalhe é que o seu retorno foi tão positivo quanto a sua primeira passagem.
Para se ter noção, Sorato fez parte do elenco que ficou marcado na história com o título brasileiro de 1997 e a Copa Libertadores da América de 1998. Mesmo sem muitos gols, ele foi um jogador importante para aquele elenco.
Nesse ínterim, Sorato fez 235 jogos pelo Gigante da Colina e marcou 82 gols. Ao longo dos anos, ele conquistou algo em torno de 20 títulos sendo a Libertadores da América o mais importante deles. Não resta dúvida que Sorato está marcado para sempre entre os grandes nomes da história do Vasco.
Tabela de desempenho:
Jogador | JOGOS | GOLS |
#1 Roberto Dinamite | 757 | 475 |
#2 Edmundo | 243 | 135 |
#3 Juninho Pernambucano | 393 | 76 |
#4 Romário | 351 | 265 |
#5 Sorato | 235 | 82 |